[firebase-br] RES: Crescimento do banco, ate onde?

edcley edcley em eletroacre.com.br
Seg Out 2 13:49:38 -03 2006

2
Existem segundo a literatura seis regras que definem um SISTEMA GERENCIADOR
DE BANCO DE DADOS, se não se enquadrar em algum desses itens, n pode ser
considerado SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS e sim no máximo um
Gerenciador de arquivos

Regra 1: Auto-Contenção- Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas
armazena completamente
toda a descrição dos dados, seus relacionamentos e formas de acesso.
Normalmente esta regra é chamada de
Meta-Base de Dados. Em um GA, em algum momento ao menos, os programas
aplicativos declaram
estruturas (algo que ocorre tipicamente em C, COBOL e BASIC), ou geram os
relacionamentos entre os
arquivos (típicos do ambiente xBase). Por exemplo, quando você é obrigado a
definir a forma do registro em
seu programa, você não está lidando com um SGBD.
Regra 2: Independência dos Dados- Quando as aplicações estiverem realmente
imunes a mudanças na
estrutura de armazenamento ou na estratégia de acesso aos dados, podemos
dizer que esta regra foi atingida.
Portanto, nenhuma definição dos dados deverá estar contida nos programas da
aplicação. Quando você resolve
criar uma nova forma de acesso, um novo índice, se precisar alterar o código
de seu aplicativo, você não está
lidando com um SGBD.
Regra 3: Abstração dos Dados- Em um SGBD real é fornecida ao usuário somente
uma representação
conceitual dos dados, o que não inclui maiores detalhes sobre sua forma de
armazenamento real. O chamado
Modelo de Dados é um tipo de abstração utilizada para fornecer esta
representação conceitual. Neste modelo,
um esquema das tabelas, seus relacionamentos e suas chaves de acesso são
exibidas ao usuário, porém nada é
afirmado sobre a criação dos índices, ou como serão mantidos, ou qual a
relação existente entre as tabelas que
deverá ser mantida íntegra. Assim se você desejar inserir um pedido em um
cliente inexistente e esta entrada
não for automaticamente rejeitada, você não está lidando com um SGBD.
Regra 4: Visões- Um SGBD deve permitir que cada usuário visualize os dados
de forma diferente daquela
existente previamente no Banco de Dados. Uma visão consiste de um
subconjunto de dados do Banco de
Dados, necessariamente derivados dos existentes no Banco de Dados, porém
estes não deverão estar
explicitamente armazenados. Portanto, toda vez que você é obrigado a
replicar uma estrutura, para fins de
acesso de forma diferenciada por outros aplicativos, você não está lidando
com um SGBD.
Regra 5: Transações- Um SGBD deve gerenciar completamente a integridade
referencial definida em seu
esquema, sem precisar em tempo algum, do auxílio do programa aplicativo.
Desta forma exige-se que o banco
de dados tenha ao menos uma instrução que permita a gravação de uma série
modificações simultâneas e uma
instrução capaz de cancelar um série modificações. Por exemplo, imaginemos
que estejamos cadastrando um
pedido para um cliente, que este deseje reservar 5 itens de nosso estoque,
que estão disponíveis e portanto são
reservados, porém existe um bloqueio financeiro (duplicatas em atraso) que
impede a venda. A transação
deverá ser desfeita com apenas uma instrução ao Banco de Dados, sem qualquer
modificações suplementares
nos dados. Caso você se obrigue a corrigir as reservas, através de acessos
complentares, você não está lidando
com um SGBD.
Regra 6: Acesso Automático- Em um GA uma situação típica é o chamado
Dead-Lock, o abraço mortal. Esta
situação indesejável pode ocorrer toda vez que um usuário travou um registro
em uma tabela e seu próximo
passo será travar um resgistro em uma tabela relacionada à primeira, porém
se este registro estiver
previamente travado por outro usuário, o primeiro usuário ficará paralisado,
pois, estará esperando o segundo
usuário liberar o registro em uso, para que então possa travá-lo e
prosseguir sua tarefa. Se por hipótese o
segundo usuário necessitar travar o registro travado pelo primeiro usuário
(!), afirmamos que ocorreu um
abraço mortal, pois cada usuário travou um registro e precisa travar um
outro, justamente o registro
anteriormente travado pelo outro! Imaginemos um caso onde o responsável
pelos pedidos acabou de travar o
Registro Item de Pedido, e, necessita travar um registro no Cadastro de
Produtos, para indicar uma nova
reserva. Se concomitantemente estiver sendo realizada uma tarefa de
atualização de pendências na Tabela de
Itens, e para tanto, previamente este segundo usuário travou a Tabela de
Produtos, temos a ocorrência do
abraço mortal. Se a responsabilidade de evitar esta ocorrência for
responsabilidade da aplicação, você não está
lidando com um SGBD.
Conclusão: Um SGBD deve obedecer INTEGRALMENTE as seis regras acima. Em caso
contrário
estaremos diante de um GA ou de um "quase" SGBD.