RES: [firebase-br] Unificação de Sistema

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Qua Nov 29 16:32:39 -03 2006

Bem, existem várias hipóteses. O seu cliente estaria disposto a bancar o
desenvolvimento de um sistema novo ?

Aqui na minha empresa nós temos alguns clientes trabalhando com filiais
remotas via Terminal Services com resultados muito bons, utilizando apenas
links ADSL para conexão, todos os softwares com BD Firebird 1.5.

Tudo depende do que você vai fazer com o teu sistema atual; Hoje, a maioria
dos meus programas são praticamente aplicações legadas, com os mesmos
conceitos e métodos que utilizamos há uns 10 anos desde a dobradinha Delphi
3 / Paradox, o que deve ser bem parecido com o seu caso: aplicações pesadas,
com processamento de uns 60 % no executável. Nesses casos, simplesmente
instalamos um seridor de TS, o cliente comprou as licenças e temos casos
onde até 18 usuários simultâneos rodavam remotamente o sistema, sem muitos
traumas.

Se vocês tiverem tempo (e $$$), acho que o interessante seria utilizar 3
camadas, ficando aí a decisão de qual metodologia: CORBA,
DataSnap/Webservices, ASP.NET, Java, RemObjects... MAAAS, para isso, você
deverá rever conceitos em relação ao que tem hoje, e seu banco deverá ser
muito bem modelado para evitar gargalos de performance. O custo de
desenvolvimento é alto, mas ao final, você terá uma aplicação excelente para
vender para outros clientes, inclusive.

Quanto ao seu problema de vendas que somem e coisas absurdas, eu já tive
situações semelhantes mas em NENHUMA vez a culpa era do banco e sim de
procedures e triggers mal escritas, modelagem mal feita do sistema ou mesmo
erros grossos de programação. O banco sempre foi extremamente confiável; No
ano passado eu comecei o desenvolvimento de um sistema novo para um cliente
de grande porte, fazendo uma boa modelagem de banco, utilizando OOP e regras
de negócio, e até hoje não tive um caso sequer de comportamento anormal do
banco ou erros que não fossem decorrentes de programação.

[]'s

Rodrigo A. de Freitas

Análise & Desenvolvimento
Soluções & Informática