[firebase-br] Off - Como uso o arquivo INI para conectar nobanco

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Qua Nov 29 10:50:09 -03 2006

Tipo assim:

Utilizo IBObjects (IBO) em meus projetos. O cnSistema que passei na
msg anterior, é um TIB_Connection que faz a ligação ao banco de dados.
O método cnSistema.Disconnect desconecta do banco, enquanto o .Connect
conecta. A propriedade DatabaseName é onde informo o caminho e o banco
que será utilizado.

Olhando agora (pela primeira vez) o componente IBDatabase da paleta
Interbase, ele não tem os métodos Disconnect e Connect, logo você
usará ibDatabase1.connected := true / false, para conectar e
disconectar do banco. E propriedade DatabaseName tem a mesma
finalidade que no IBO.

Pelo que li na lista em outras ocasiões, deve-se passar também
parâmetros do tipo usuário e senha entre outros. Creio que ficaria +/-
assim:

procedure Tdm.DMCreate(Sender: TObject);
var ini : tIniFile;
begin
  arquivo :=TIniFile.Create('c:\teste.ini');
  dm.ibDatabase1.connected := false;
  dm.ibDatabase1.connected := true
  dm.ibDatabase1.DatabaseName := arquivo.ReadString('Banco', 'Caminho','');
   ibDatabase1.Params.Clear;
   ibDatabase1.Params.Add('user_name=sysdba');
   ibDatabase1.Params.Add('password=masterkey');
  try
     dm.ibDatabase1.Connected := true;
  except
     ShowMessage('Erro ao conectar-se ao banco de dados');
     Application.Terminate;
  End;
  arquivo.free;
end;

Acho que deve funcionar. Dê uma olhada na msg que o colega Paulo
Portella mandou, parece que ele sabe do que está falando, eu estou na
base da dedução!  :-)

[]
Andrei