[firebase-br] Registro de Ganho de Performançe com FB2.0

Caio Oliveira news em caiosistemas.com.br
Sex Nov 24 11:02:12 -03 2006

Olá Edison,

Felizmente não tivemos nenhum tipo de problema nesse sentido, nós
vínhamos usando a versão 2.0 no nosso demonstrativo já há algum tempo e
no momento que fizemos a troca já estávamos conscientes de que não
teríamos problemas desse tipo. Embora que, sempre numa instalação de
grande porte exista a preocupação de algo pode dar errado, já que ali o
banco realmente é usado pra valer em todos os seus requisitos.

É importante tomar os seguintes cuidados antes de fazer a troca:

1.Faça um teste incansável dos recursos principais do sistema, de forma
que possa eliminar os problemas (ou a maioria deles) antes de instalar
no seu cliente. Algumas SQLs podem deixar de funcionar (na verdade , na
maioria da vezes, devido à falhas nossas na época da concepção das
mesmas); o FB2 é mais exigente (o que evita resultados errados) com a
sintaxe dos comandos.
2.Faça a primeira instalação em um cliente menor; é sempre mais fácil
corrigir problemas quando se tem poucos dados e poucos usuários.
3.Os procedimentos de troca do banco de dados estão bem documentados no
release notes do FB; mas não custa lembrar que:
	a) É imprescindível fazer o Backup da Base no seu FB1.5 e restaurar o
mesmo depois da instalação do FB2.0.
	b) É necessário fazer uma cópia do arquivo SECURITY.FDB (com o FB1.5
parado!) e depois de instalado o FB2.0 (fazer o backup e restore desse
arquivo e, em seguida, rodar o script que altera essa base para a nova
estrutura do FB2). Em seguida para substituir o SECURITY2.FBD deve-se
parar o FB2 e copiar o arquivo restaurado SECURITY.FDB para
SECURITY2.FBD na pasta da instalação do "../Firebird_2_0".
	c) Lembrar que a instalação do novo FB também exigirá nova configuração
dos parâmetros do banco (firebird.conf) caso utilize parâmetros
diferenciados da versão original.

Nós agora, vamos começar a "explorar" o conhecimento do nosso amigo
Cantú e do "Team FB" aqui na lista, de forma que possamos tirar o máximo
de proveito desse novo Firebird  (que, na minha opinião vai começar a
causar pânico nas equipes dos bancos concorrentes).

abraços!

Caio Oliveira