[firebase-br] Rodar sistema em 2 cidades sem colocar online

Alisson arsuart em uol.com.br
Qui Nov 23 11:10:07 -03 2006

Eu no teu lugar.. faria replicaçao tb.!!!
pq esse negocio de ficar gerando em diskete ou cd pra enviar um pro outro..
ou ate mesmo.. ficar mandando emails pra outro usuario receber atualizar eh
uma bosta..
melhor fazer teu sistema automatizado.. assim nao tem dedo de usuario
lah..!!! hehehe..

mas c nao der .... o jeito eh vc gerar uma tabela de log.. onde contenha os
scritps feitos.. tipo assim..
vc foi fazer um insert na tabela de clientes...

entao nesta tabela de log.. vc gravar.. Insert into clientes (campos) values
(valores);
assim quando enviar pra outra base.. soh roda o script...

mas cuidado com a geraçao de codigos..!!! se for o caso.. altere tuas chaves
primarias para codigo/Empresa.
assim nao acontecerá de duplicar teus codigos.. e ter problemas..
mas isso depende do processo..
se for no caso de um cadastro de cliente.. nao daria pra vc colocar neh....
seria talvez o caso de pensar em gerar codigos pares em um escritorio e
codigos impares em outro.. coisa assim..
hehehehhee....

mas pense bem sobre colocar isso em conexao... ativando uma replicaçao de
dados.. vai ser bem mais util pra ti..!!!

abraços..!!!!

--
Alisson R.S.
Global Soft - Desenvolvimento de Sistemas

"Andrei Luís" <compuvale.software em gmail.com>
escreveu na mensagem
news:bae8f99c0611221741hbe430d8v8103bea7544cb2de em mail.gmail.com...
Boa noite a todos,

Estou com a seguinte necessidade.

Um cliente está dividindo o escritório, levando parte do trabalho para
uma cidade vizinha, e quer continuar utilizando o sistema nos dois
locais, mantendo a base atualizada em ambos, sem uma ligação online. O
que ele me pediu é que seja implementado no sistema alguma forma de
backup incremental que ele pudesse fazer em ambos os escritórios e
enviar para o outro escritório para manter as duas bases atualizadas,
mais ou menos assim:

Escritório 1                                Escritório 2
Inclusões, alterações                  Inclusões, alterações
e exclusões em N tabelas           e exclusões em N tabelas

No final do dia, faz                      No final do dia, faz backup
backup incremental                     incremental e manda para
e manda para escritório 2             escritório 1 atualizar a base
atualizar a base

Bem, é trata-se de um sistema com 27 tabelas. E se for pra fazer dessa
maneira, creio eu que teria que gerar tabelas auxiliares para fazer
log em todas as tabelas, e processar isso depois. Sem falar nas FKs
que teriam que ser alteradas no momento da atualização ... báh, só de
pensar fico de cabelo em pé.

Por enquanto está fora de cogitação colocar a base em algum provedor,
aí estou a procura de sugestões dos colegas. Até o momento, só
desenvolvi sistemas desktop e cliente/servidor.

Pensei em duas possibilidades:

1 - Quais as opções que tenho para fazer acesso via internet banda
larga, utilizando um dos computadores de um dos escritórios? Levando
em consideração que ambos utilizam IP dinâmico. É viável?

2 - Utilizar algum programa de acesso remoto, mas não do tipo que dá
acesso a toda a máquina, mas somente ao sistema. Andei pesquisando
sobre Terminal Services, mas sinceramente entendi muito bem como
funciona e não sei se é isso que preciso. Existe algum VNC da vida que
faz isso?

Outras infos:
- todas as máquinas em questão utilizam Windows XP Pro
- o sistema foi desenvolvido em Delphi 4 + IBO + Firebird 1.5

Qualquer idéia será bem vinda.

[]s
Andrei