[firebase-br] Duvida com relacionamento

Magnun Oliveira magnun_magnun em hotmail.com
Qui Nov 23 10:26:24 -03 2006

Duvida relacionamento ...

estou com duvidas com uns relacionamentos aqui ... vou fazer uma analogia
com materiais de construcao pra ver se ficará mais facil de entenderem minha
duvida.
preciso fazer o projeto da fabricação de concreto. por ex:

tenho a tabela MATERIAIS onde estao todos os materiais, cimento, areia,
pedra, tijolo, telha, etc ...

tenho uma tebela de SERVICOS onde estão todos os serviços. ex: Concreto,
massa p/ reboco, contra piso, etc ...

entao tenho uma tabela auxiliar p/ configurar os materiais dos servicos,
ITENS_SERVICO.
só q eu nao vou saber a quantidade de cada material q vai em cada servico,
entao serve apenas p/ relaciona-los e com isso saber quais materiais serao
levados.
ex:

servico

CONCRETO

itens_servico

CIMENTO
AREIA
PEDRA
AGUA

Agora tenho uma tabela por ex: PEDREIROS, e mais de um pedreiro pode
trabalhar no msm PROJETO.
entao vou fazer a ESCALA:

ESCALA:

cod_escala   cod_projeto   cod_pedreiro (tab_pedreiros)

1 ---------------3------------------5(zé)
etc ...

Tabela PROJETOS

CODIGO DO PROJETO
CODIGO DO SERVICO ?

A duvida é na tabela PROJETO: como adicionar as quantidades de cada material
utilizado no servico
visto q eu sei quais sao pelo codigo do servico, tenho q adicionar + uma
tabela? qual?

se entenderam a duvida ... agredeço desde jah a ajuda.