[firebase-br] RES: Performance do Firebird

Qua Nov 22 16:51:59 -03 2006

bom...  Performance é algo extremamente relativo...

Se você esperar cinco segundos para confirmar um lançamento, isto é uma
eternidade...

Se você aguardar 30 minutos por um relatório que economizaria uma semana
para obter a mesma coisa, será algo instantâneo...

Se você precisa totalizar 6 milhões de registros e o banco demorar 1 minuto
(um processamento absurdo de 100.000 registros por segundo) eu acho muito
rápido, e caso alguém considere isto lento, sempre dá para gastar uma
bufunfa e comprar um servidor mais rápido. Se já está usando o melhor chip
da INTEL ou da AMD, ainda dá para migrar para um RISC da SUM, ou um
supercomputador da IBM...

Mas geralmente o problema de performance se resume à:
 - volume muito grande de informação (5% dos casos)
 - falta de índices apropriados (20% dos casos)
 - falha de planejamento do banco (30% dos casos)
 - consultas mal escritas ( 45% dos casos)

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)