Re: [firebase-br] [OFF] Cross Table alguém tem alguma experiência?

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Qua Nov 22 12:12:33 -03 2006

Não sou contrário a utilização de soluções prontas, sejam elas de
código aberto ou não. Se contrário eu fosse desenvolveria meu próprio
SGDB ao invés de utilizar o Firebird. :-)

O que não me parece tão positivo é a adoção da busca por ferramentas
mágicas como método de trabalho, antes mesmo da análise aprofundada do
problema e dos possíveis caminhos para resolvê-lo.
Sem dúvida há casos em que chegaremos a conclusão de que a solução
própria teria um nível de complexidade e custo que justifiquem a
aquisição/utilização de soluções prontas, ou um pedido de ajuda na
comunidade de desenvolvedores para troca de experiências sobre o
assunto, mas não raramente um pouco de esforço intelectual nos
aproxima da resposta, e também nos permite usufruir melhor os recursos
disponíveis em uma determinada ferramenta.

Abraço!
Jeferson Oliveira