[firebase-br] Restrição de SELECT na versão 2.0

Denis denisrocha em hotmail.com
Ter Nov 21 17:21:32 -03 2006

Puxa... Agora a minha avaliação da instituição já era rssssss....

Bom. Mas é o seguinte. Isto já havia sido informado a um bom tempo. Desde os
primeiros releases do FB 2.0. Justamente para que todo mundo tivesse tempo
para se adaptar. Eu acho que foi uma questão de organizar o código no FB 2.

Denis

"Alexandre Kogut" <kogut em kogumelo.com.br> escreveu
na mensagem news:002901c70d65$1d550e80$6500a8c0 em alexandre...
Caros participantes da lista:

Uma observação importante para os que estão migrando da 1.5 para a 2.0 é
sobre uma restrição da cláusula SELECT, que me fez apanhar um bocado para
identificar.

O comando Select, quando se inclui um Alias para o nome do arquivo, passou a
dar problemas em sentenças como:

SELECT ARQPRODUTO.CODIGO FROM ARQPRODUTO P

que funcionava na 1.5, mas não funciona mais na 2.0, que agora só aceita uma
das 4 formas abaixo:

SELECT P.CODIGO FROM ARQPRODUTO P

SELECT ARQPRODUTO.CODIGO FROM ARQPRODUTO

SELECT CODIGO FROM ARQPRODUTO

SELECT CODIGO FROM ARQPRODUTO P

Sei que a forma que passou a ter a restrição pode parecer um tanto estranha,
mas não era dúbia e funcionava. Por questões históricas e, em especial, pelo
uso de ferramentas de geração automática de código, eu tinha uns "trocentos"
programas que estavam com problemas deste tipo. Não sei se existia algo que
eu pudesse fazer para "enganar" o 2.0 mas, na dúvida, estou corrigindo todos
os programas.

Espero ter contribuido.

Alexandre Kogut
Kogumelo Informática Ltda