[firebase-br] O que vocês gostariam de ver num livro de FireBird ?

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sex Nov 17 12:34:25 -03 2006

Amigos,

Faz algum tempo que tomei uma decisão e agora quero tornar pública.

Estou escrevendo um livro sobre FireBird (que deverá ficar pronto no fim de
2007) e estou relacionando assuntos e materiais para tratar.

É certo que tratarei de questões técnicas de forma muito mais simplificada
que o livro da Helen Borrie, e com enfoque diferente dos livros do Cantu.

Em pauta estão assuntos como: Replicação de Dados, Corrupção, Algumas dicas
de Configuração, e muita coisa aprofundada sobre minha palestra no 3º FDD
(dúvidas frequentes) como collate e charset, backup, Page Size, otimização e
ganho de desempenho, etc..

Mas como é um livro destinado à comunidade, gostaria de sugestões (por favor
apenas em PRIVATE) de temas a serem tratados.

O Otto e alguns outros amigos, me sugeriram escrever sobre vantagens e
desvantagens, além de exemplos, das várias formas de acesso à base
(componentes, camadas classes, etc) em várias linguagens (e Sistemas
Operacionais) como C/C++, Java, Delphi, FreePascal / Lazarus, além de coisas
como: Configuração do OLEDB, ODBC,  mas acho que isto está além dos meus
conhecimentos...

PS: para não gerar volume de mensagens desnecessariamente (e também para eu
não levar bronca do CANTU), não comentem esta mensagem. Àqueles que tenham
críticas e sugestões, por favor, o façam diretamente ao meu e-mail (edujed
arroba gmail ponto com).

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Apucarana - PR