[firebase-br] Migrando para o Colate WIN_PTBR

Pha lista em pha.com.br
Sex Nov 17 11:01:36 -03 2006

Voce deve ter alterado pelo IBExpert, correto?

O FB não permite alterar o Character Set ou Collate de um campo.

O IBExpert e outro alteram diretamente as tabelas de sistema, neste caso
deve ser feito um backup e restore do banco, e rezar para que tudo corra
bem.

Não existe um comando para trocar o Character Set ou Collate, a forma
correta e mais segura é:

- gere o script do banco de dados
- altere o script com o Character Set e Collate desejado
- gere um nova banco de dados
- use o IBDataPump para importar os dados do banco antigo

As outras formas (IBExpert, etc) seria alterar diretamente as tabelas de
sistema, mais isso pode corromper o banco de dados.

Pode-se criar DOMAIN para padronizar e facilitar o trabalho, o ideal é
sempre criar um domain, se você não fizer o FB fará para você
internamente.

Paulo Henrique Albanez
VirtualSystem Informática Ltda
Nova Odessa / SP - Brazil