[firebase-br] CHARSET WIN1252+PXW_INTL850 ***OU*** ISO8859_1+PTPT

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Qui Nov 16 08:05:21 -03 2006

Olá Mário

Além do que meu ilustre chará respondeu, quero deixar mais evidente que
o problema está em se utilizar uma string de conexão com um charset
diferente do que o banco foi criado.
Acho isso uma falha no Firebird, pois, se ao criar um banco,
configuramos qual o charset, a string de conexão não deveria mais pedir
esta informação.
Enfim, pode ser que você não saiba com qual charset o banco foi criado e
está sofrendo na base da tentativa e erro. Se este for o caso, execute a
query abaixo:
SELECT RDB$CHARACTER_SET_NAME FROM RDB$DATABASE
Utilize o valor resultante na sua string de conexào e tudo deve se
resolver. Se o valor resultante for nulo, então você deve usar 'NONE' em
sua string.
Bem, agora que o problema de charset está isolado, se a mensagem
continuar aparecendo, deve ser por um dos seguintes motivos:
1. SELECT CAST(CAMPO1 || CAMPO2 || CAMPO3 AS VARCHAR(30)) -> se a
concatenação resultar em mais de 30 caracteres
2. SELECT CAST(CAMPO1 * CAMPO2 AS INTEGER) -> se o produto resultar um
numero maior que MaxInteger
3. Tentar atribuir, por update ou insert, um valor acima do configurado
para o campo. (Mesma analogia dos itens anteriores)

Agora você deve estar percebendo que esse problema é mais complexo que
uma canja ou um pedaço de bolo.

Espero ter ajudado

[]s Eduardo