[firebase-br] Como disponibilizar o serviço gds_db para porta 3050 do firebird no Linux

Sóstenes Paulo sostenes.paulo em bol.com.br
Sex Nov 10 13:29:14 -03 2006

Boa Tarde Pessoal,

Recentemente eu pedi nesta lista informações de como instalar o Firebird 1.5
SS no Linux Slackware e foi de grande valia as informações que recebi.

Gostaria de Agradecer ao Sr. Anotino Carlos e Enio Marconcini pela ajuda.

Agora la vai a pergunta!
Eu, não estou conseguindo conectar no linux via IB Expert. Já criei uma
pasta na partição visivel na rede pelo Samba e mesmo assim nao consigo
conectar ao arquivo.
Eu consegui via Delphi utilizando o SQLConnection acessando o arquivo na
pasta compartilhada pelo Samba, mas acredito que este não é o caminho.

estive olhando algumas configurações e nao encontrei o gds_db que esta
dentro do /etc/services - que é responsavel em servir esta porta.

O FireBird esta rodando perfeitamente.
gat em g4:/u2/usr/controller$ ps aux | grep fb
root       242 98.5  0.7  5704 1796 ?        R    10:06 133:26 fbserver
firebird   248  0.0  0.5  3744 1416 ?        S    10:06   0:00
/opt/firebird/bin/fbguard -f
firebird   598  0.1  0.5  5404 1512 ?        S    12:22   0:00
/opt/firebird/bin/fbserver
gat em g4:/u2/usr/controller$ nmap 192.168.1.97 -p 3050

a porta esta aberta, nas nao tem nenhum servico para servir esta porta.

Starting nmap V. 3.00 ( www.insecure.org/nmap/ )
Interesting ports on  (192.168.1.97):
Port           State       Service
3050/tcp   open        unknown

Nmap run completed -- 1 IP address (1 host up) scanned in 0 seconds
gat em g4:/u2/usr/controller$

estou utilizando o Slackware 9.0. Já procurei o arquivo gds_db e não o
encontrei na minha maquina linux e não veio junto com o FireBird.

Agradeceria muito se alguém puder me ajudar.

Atenciosamente,

Sóstenes Paulo
"Sem o Esforço da Busca, É Impossivel a Alegria do Encontro".
Que a Graça e a Paz do Senhor Esteja com todos Vocês!.