Re: [firebase-br] Como concatenar o valor de varios registros em um só? (Resolvido)

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sex Nov 10 09:34:14 -03 2006

Claudir Pereira dos Santos escreveu:
> Consegui manter todos os comandos dentro da SP, ficou exelente, veja abaixo
> o resultado final:

Gostei do resultado.
Mas, sem entrar em detalhes da regra de negócio de sua aplicação, me
parece redundante armazenar a lista das observações do cliente a cada
registro. Se o campo da lista é "calculado" e, consequentemente, de
somente leitura, eu recomendaria utilizar uma VIEW que exibisse a
tabela e a lista, evitando assim carga de dados desnecessária

> A partir de agora vou passar a usar procedures com mais frequencia

Use com moderação.
É um recurso muito útil, mas se usado em excesso pode comprometer a
performance do banco de dados, além de prejudicar a organização dos
seus projetos.
Recomendo sempre que os resultados precisam ser utilizados dentro do
banco (como o seu caso atual) ou em cálculos pesados, para dar mais
agilidade.

Abraço!
Jeferson Oliveira