Re: [firebase-br] Varchar é capaz e armazenar texto formatado?

Qua Nov 8 15:31:14 -03 2006

BASE64 é um algoritmo que transforma um valor binário em texto puro (usando
apenas as 26 letras maíusculas, as 26 minúsculas, os 10 números, o arroba e
mais um caracter que não lembro) através de uma operação matemática onde
cada caracter guarda apenas 6 bits (64 valores diferentes) e os restantes
são jogados para o próximo, por isto um e-mail com anexos cresce aprox. 1/3
do tamanho.

Como existem pelo menos 80 caracteres imprimíveis (ou seja, sem serem tidos
como especiais ou de controle como barra, contra-barra, asterisco,
sustenido, caracteres de pontuação, porcentagem, parenteses) há versões
personalizadas e diferenciadas destes algoritmos. Prova disto, é que a uma
imagem anexada num e-mail terá caracteres diferentes da mesma imagem
embutida num RTF, mas o conceito é o mesmo.

Ele só tem problemas para ser armazenado num varchar que não distingua
(durante a gravação) entre maíúsculas e minúsculas (o que é pouco comum no
FB) o que ainda mantém (sutilmente) o assunto on-topic.

Isto foi usado muito nos primeiros sistemas e jogos on-line nos falescidos
BBS, e no envio de arquivos binários através de plataformas diferentes
(backup)...

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)