[firebase-br] Opni?o de vcs: FB1.5 ou 2.0 ?

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Qua Nov 8 15:27:25 -03 2006

Que cheiro de nafitalina....rs

Mais uma vez: "Otto é cultura!"

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Otto Fuchshuber" <ottofuch em terra.com.br>
To: "Denis" <denisrocha em hotmail.com>; "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, November 08, 2006 9:40 AM
Subject: Re: [firebase-br] Opni?o de vcs: FB1.5 ou 2.0 ?

Os primeiros computadores Cobra 500 usavam o Mumps como sistema operacional,
banco de dados e linguagem de programação. O Cobra 500 foi o único
computador genuinamente brasileiro, tendo nascido como um projeto nos
laboratórios da PUC-RJ.
Mumps, que em inglês quer dizer caxumba, foi avançado demais para a sua
época. Os médicos do Massachussets University General Hospital (e mumps
teria resultado de mais ou menos alguma coisa assim Massachussetes
University MultiProcessing System) estavam insatisfeitos com o processamento
em batch da época. Você entregava as suas planilhas de dados no final do dia
ao CPD; digitadoras perfuravam cartões; conferidoras conferiam os cartões em
outra máquina especializada. Os "deques" de cartões perfurados iam para o
processamento, eram devidamente esquedulados como jobs na ordem de
processamento do computador; depois de processados eram gerados relatórios
em formulários contínuos (em papel zebrado) que no início do dia seguinte
eram entregues aos usuários.
O Mumps no Massachussets General Hospital foi uma tremenda inovação, pois os
dados eram digitados num terminal, processados, e os dados estavam
disponíveis na tela como estamos acostumados hoje, sem o retardo mínimo de
12 horas.
Na época era comum que cada fabricante de computadores criava também o(s)
seu(s) próprio(s) sistema(s) operacional(ais).
Mumps era três coisas: um sistema operacional, um banco de dados em
estrutura de árvore, e uma linguagem de programação. O sistema operacional,
tal como o Linux hoje em dia, poderia ser adaptado para rodar em várias (que
se chama hoje em dia de) plataformas. O banco de dados Mumps tinha estrutura
de árvore balanceada, como acontece nas profundezas de todos bancos de
dados, inclusive os bancos de dados relacionais. E a linguagem Mumps era
(agora chama-se MIS, se eu não estiver enganado) a linguagem mais COW que eu
já ví. COW = can of worms = lata cheida de minhoca. Chama-se COW uma
linguagem totalmente desestruturada, abusando de gotos etc. E mais, para
cada comando, basta digitar apenas a primeira letra, por exemplo s em vez de
set. Assim é uma linguagem que chamdo de write only, pois é muito difícil
entender o que se escreveu num programa. Como era uma linguagem
interpretada, você podia colocar trechos de código numa variável, e bastava
inserir esta variável em vez de repetir o código todo. Podia-se também
guardar esta variável num disquete (de 5,25"!) e antes de executar o trecho
mandar ler a variável no disquete. Quem não tinha o disquete com a variável,
não conseguia executar o programa.
Mas aí vieram reclamações: num computador com Mumps não dá para rodar
programas escritos em COBOL. E aí a vaca foi para o brejo: tiraram o sistema
operacional Mumps e colocaram algum outro, acho que CP/M ou sei lá o que.
Como o Cobol tem armazenamento de dados próprio, o banco de dados Mumps foi
abandonado, salvo para os programas escritos em mumps.
Mas concordo que não devemos ser nem os primeiros, nem os últimos a usar uma
nova versão, inclusive do Firebird.
[]´s
Otto