[firebase-br] Varchar é capaz e armazenar texto formatado?

Claudir Pereira dos Santos claupers_dbrays em yahoo.com.br
Qua Nov 8 13:07:45 -03 2006

É Henrique, Suspeitava que ia ter que aderir ao tipo blob, ja estou lendo a
respeito desde hoje de manhã.
Agora só me restou algumas duvidas. No meu caso, que vou usar somente para
armazenamento de texto formatado vou usar o subtype 1 certo? E a questão do
segmento, deve se seguir por padrão o tamanho 80? No meu caso estarei usando
um TDbRichEdit, tem alguma coisa a ver? No que influência isso?

Eu li o artigo http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=138 e to pensado
em fazer assim:

alter table tb_lau add Lau_relmed2 BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 80

Alguem ai tem alguma experiência com caso semelhante?

Cordialmente;

Claudir P. Santos

Claudir,

Depende da formatação! Se a formatação é dada em RTF, por exemplo, você vai
precisar armazenar um binário, e não um texto puro! Você não consegue
exportar um RTF para um TXT e ainda vê-lo formatado, consegue?!

O que você pode fazer é criar seu próprio protocolo de formatação. Ou,
melhor, converter de RTF para HTML e salvá-lo em HTML. Parece ridícula a
idéia (rs), mas tanto tem gente que o faz que existem várias DLLs (pagas)
para fazer essa conversão. Na empresa anterior, na qual trabalhava, não
quisemos pagar e acabei desenvolvendo a rotina de conversão. Não é trivial
mas está longe de ser difícil...

Porém, veja a sua aplicação. Se você pode armazenar o binário, é o mais
fácil (BLOB). Se você não pode, você precisará de algum protocolo pra gravar
esta formatação em campos texto (do tipo.. quando começa em negrito, você
põe um "[N]"; quando termina, põe um [/N]).

Henrique

----- Original
Message ----- -------------------------------------------------

Subject: [firebase-br] Varchar é capaz e armazenar texto formatado?

Alguém sabe se varchar é capaz de armazenar texto formatado? Tipo, negrito,
alinhamento, etc.
Pelos testes que fiz, parece-me que não, mas como não sou dono da verdade e
desconheço muito dos recursos oferecidos pelo firebird, indago a vocês.
Se não é, qual tipo mais indicado para esse tipo de armazenamento? Eu estou
usando um varchar de 5000 pois preciso realizar a exportação dessas
informações com externalfile. Foi a única solução que encontrei. Se alguém
tiver algum conhecimento a mais sobre o caso e puder compartilhar, agradeço.

Cordialmente;

Claudir P. Santos
T.I.