Re: [firebase-br] Backup/Restore me certifica que o banco está OK?

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Qui Nov 2 20:26:15 -03 2006

Fazer o Backup dos bancos é a lei numero um. Pois se tudo falhar vc tem segurança de cópias reservas. Restore de tempos em tempos é salutar como vc mesmo já citou abaixo. faz limpesa de lixo e diminui o tamanho do banco consideravelmente. Agora backup e restore não é garantia de integridade do banco ... pois ele pode ter algum tipo de corrupção internamente que o gback pode passar por cima e criar o backup com a corrupção já péreviamente existente.

É sempre bom fazer um teste de validação antes de fazer o backup para se assegurar. Após isso fazer um restore e executar testes para ver se está tudo ok.
Em último caso  recrie o banco vazio e povoe as tabelas com os dados existentes restaurados.

é por aí....

Marcelo Fortes.

Gianclaudio Oliveira <gianclaudiooliveira em yahoo.com.br> escreveu: Olá, grandes companheiros firebirdianos...

Estava eu desenvolvendo um novo sistema para um cliente, nenhum novidade, quando algo preocupante aconteceu: Eu estava com o IBExpert minimizado, sem nenhuma transação em curso, que eu saiba. E também estava com o meu componente de conexão do projeto Delphi conectado, apesar de tb não estar em transação pq estava em modo design e não tinha nenhuma consulta aberta. Pois bem... a uma certa hora, eu resolvi tirar um cópia do banco, como faço costumeiramente. Normalmente eu desconecto o IBExpert e a conexão do componente antes disso, e, óbvio, fecho o sistema que usa o tal banco se estiver em execução. Acredito que assim não correrei o risco de corromper o banco durante a cópia. Só que desta vez, não sei pq cargas dágua, eu esqueci, talvez já no auge do cansaço. Copiei o arquivo do banco na situação acima citada. IBExpert e componente Delphi conectados, apesar de aparentemente nenhuma transação em curso. Fiquei preocupado com isso, mas o banco parece continuar funcionando
 corretamente. Ele tb não tem quase nenhum dado pq ainda está em fase de desenvolvimento. Como eu sou cismado, e muitas vezes minhas cismas se mostram justificadas, eu pensei em dar um backup/restore neste arquivo pra ter certeza de que nada em sua estrutura foi danificado.
Pelo que eu aprendi, se o backup/restore for realizado com sucesso, além de dar uma certa "limpada" no lixo e lacunas gerados pelas diversas deleções de registros em testes e alterações de estrutura (add e drop fields, tabelas, triggers etc...), isto também me certificará de que o banco está ok.
Então eu pergunto: Dar um bkp/rest. realmente me dará a certeza de que o banco está ok? Com isso eu posso ficar tranquilo e colocar o banco em produção no meu cliente?

Desde já, muito obrigado a todos.
Grande abraço :)
Gianclaudio Oliveira