[firebase-br] SQL Server Error: Count of read-write columns does not equal count of values

Murilo >>> CPR Sistemas murilo em cprinformatica.com.br
Qua Nov 1 14:17:17 -03 2006

Já procurei, e em todos os lugares a resposta é a mesa, o número de campos
no insert é diferente do values, mas, ai apareceu 2 probleminhas.

1ª-Funciona perfeitamente, o erro só aconteceu até agora em um caso
específico, sendo que a única diferença é um campo blob subtipo 1 da qual em
seu conteúdo coloquei um pouco a mais de "enter's" do que o normal, mas
testando com um conteudo diferente mas seguindo a mesma linha de raciocínio
funcionou perfeitamente.

2ª-Se usado o inset diretamente no banco (uso o SQL Manager 2005), ele
funciona perfeitamente, ou seja o problema é só quando vai inserir pelo
delphi.

Uso DBExpress, com provider e clientdataset, e firebird 1.5.3, sendo que
neste caso, o insert é montado na mão mesmo, pra depois ser enviado para o
dataset para executa-lo, e quando um erro acontece, eu salvo um arquivo log
com o último "select" (neste caso insert) para poder testa-lo e descobrir o
problema pelo banco, mas como eu já disse pelo banco ele insere normalmente.

Quais são os outros possiveis motivos deste tipo de erro?

Obrigado.

Murilo Garcia Bento
CPR Sistemas