[firebase-br] Usar Matriz?

Mario H. brujeria em task.com.br
Seg Mar 27 13:01:04 -03 2006

Ola,
eu acho que o ideal e colocar isso no banco de dados como um SP, pois cado
haja outras interfaces de consulta. Dai o SGBD iria fazer esta operação
usando de maneira mais economica para resolver a sql. Mas se o servidor nao
tem condições de fazer muitas operações acho que é uma boa ideia
compartilhar, pois passa um pouco para o usuário fazer.
Agora uma pergunta, este check na matriz nao sera feito como SQL certo?
Seriam operações em Delph para filtrar? Pois se for SQL não vale a pena
trocar 1 SQL por 6000 SQL.
Valeu
Mario

----- Original Message -----
From: "Valmir Cardoso" <valmircardoso em itj.viacabocom.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, March 27, 2006 12:30 PM
Subject: [firebase-br] Usar Matriz?

Olá pessoal,

Estamos desenvolvendo um soft que possue uma Tabela de
Associados com cerca de 85.000 registros.

O programa deve fazer algumas seleções nesta tabela, e
entre muitos quesitos está a necessidade de filtro por ESTADO
e/ou CIDADE.

No que diz respeito a ESTADO não há problemas, pois através
de um checklistbox o operador clikará nos ESTADOS que
interesse a pesquisa dele e o sistema montará uma QUERY
com os estados selecionados (clikados). Se ele não selecionar
todos os estados (neste caso não precisa where pois todos
serão "buscados"), no máximo ele selecionará 26 UFs e assim
fazemos um FOR...TO..LOOP que irá jogando para dentro
do texto do SQL cada ESTADO clikado.

Todavia, o filtro também poderá ser por CIDADE. Apesar
da idéia ser a mesma, me preocupo é com o tamanho do
texto do SQL. Supomos que o operador selecione 6.000
cidades. Termos um SQL enorne.

Então estou pensando em primeiro criar um SELECT com
aqueles critérios mais simples, como data disto, data
daquilo, número inicial e final, ativo/inativo, etc.

Depois pegar a QUERY (uso IBO) gerada por este SELECT
e através de um WHILE..DO, registro à registro fazer um
check numa MATRIZ onde estariam as cidades selecionadas
e assim, gerar uma tabela temporária só com os códigos dos
associados que sobreviveram aos filtros.

Alguém pode criticar esta minha idéia e sugerir uma melhor?

Valmir