[firebase-br] Problema na utiliza??o dos indices

Denis Rocha denisrocha em hotmail.com
Ter Mar 21 18:23:36 -03 2006

Olá pessoal,

Estou com um problema na utilização dos indices. Eu tenho os indices no
banco de dados mas o firebird não os utiliza. O que será que está errado ?

Estou fazendo a seguinte instrução :

select
receber.*,cliente.razao,cliente.cliente,filiais.idfiliais,filiais.descrfilial
from receber,cliente,filiais
where receber.idfiliais  = filiais.idfiliais and
      receber.idcliente = cliente.idcliente

Agora o plan que ele utiliza :
PLAN JOIN (CLIENTE NATURAL,RECEBER INDEX (RECEBER_IDCLIENTE),FILIAIS INDEX
(RDB$14))

Note que para a tabela cliente ele não usa o índice, e eu tenho o índice lá.