[firebase-br] Ajuda Aplica??o com Firebird/IBObjects/Delphi

Hugo Ricardo hdricard em gmail.com
Seg Mar 20 06:55:38 -03 2006

Boas.

Tou a desenvolver um programa bastante simples para gerir os fornecedores e
os produtos fornecidos por estes!

Para não complicar estou a usar 2 tabelas, fornecedores e forn_produtos. Só
estou a guardar o nome do produto!

Tou a construir uma aplicação em Deplhi em que tenho uma grid com todos os
fornecedores e ao navegar na grid vejo os dados dos fornecedores bem como os
produtos fornecidos por estes em DBTextBox's.

O meu DataModule é constituido pelo conector à Base de Dados, o DataSet e
DataSource Fornecedores e DataSet e DataSource TipoProdutos. O TipoProdutos
têm como Marter o Fornecedores.

Quando pretende inserir, alterar, eliminar, trabalho directamente nos
DataSources, ou seja, Fornecedores.Append, Fornecedores.Edit, ...

Isto está td bonito, prático e a funcionar bem e a trabalhar em rede!

O meu problema começa agora!!!

A minha tabela de Fornecedores já está nos 4000 registos (muito pouco!!!
ainda vai crescer..).
A minha aplicação está mt, mt, mt lenta!!! É impossivel trabalhar quase
nela!

Já li varias coisas, uma delas é criar SP's para inserir, eliminar, alterar
os dados, ... Certamente que melhorará o desempenho do programa.

Duvidas:

Testei criar um procedimento para inserir um fornecedor.
Correu mt bem, foi rápido, mt bom. Problema quando quero actualizar a minha
grid para mostrar o fornecedor que acabei de instroduzir! Se faço no
DataSource Fornecedores.Refresh demora mt tempo a actualizar!!!

Gostaria de obter umas dicas/ajuda de como fazer uma aplicação em Firebird
utilizando IBObjects com uma velocidade aceitável com tabelas com muitos
registos???

Qualquer ajuda agradeço.

Cumprimentos
Hugo Ricardo, Portugal