[firebase-br] "Re: The Firebird Book em PDF

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sex Mar 10 12:19:56 -03 2006

Mario,

Espero que não me entenda mal, não estou te julgando ou reclamando, apenas
estou afirmando para você e os demais participantes desta lista, que a
questão não é... "não posso comprar o livro, ou não posso pagar pelo
software". Francamente: isto é um problema exclusivamente seu. Se você acha
isto certo ou errado, isto não tem nada a ver com o escopo desta lista, é
algo que diz respeito apenas à sua ética pessoal ou profissional e a
desigualdade social existente no País.

Só que aqui (FIREBASE) há regras... uma delas é que não é tolerado qualquer
comentário sobre pirataria... Senão a coisa descamba... só vai ter pessoas
pedindo crack para o Fyracle, IB Expert (ou qualquer ferramenta CASE), e até
pedindo o link do E-mule ou TORRENT para baixar isto e aquilo.

Outra coisa, os desenvolvedores do FireBird trabalham (e muito) para fazer
este banco de dados melhor a cada versão. É completamente admissível e
lógico que eles ganhem alguma coisa com isto. Mas acredite ou não, o fato de
ter muitas pessoas nesta lista, e falarmos sobre FireBird todos os dias, não
dá dinheiro para os desenvolvedores, pois NINGUÉM compra um produto
gratuito. E aqui NINGUÉM paga pelo suporte.

Só que sabendo disto, há pessoas e empresas que resolveram ajudar... Seja
dando dinheiro vivo ao projeto, seja pagando algum empregado para trabalhar
no projeto, (ou pagando por um recurso desejado) ou  seja repassando uma
parte dos lucros com algum produto ou serviço (IbExpert e o próprio livro em
questão por exemplo) para a Fundação FireBird SQL.

Não vou mais escrever nada sobre o assunto. só que fica a deixa, problema
financeiro não é desculpa, pensa só: VOCÊ não vai ROUBAR um "Porshe" ou uma
"Ferrari" porque não pode comprar um "Fusca" (ou qualquer carro usado)... Ou
será que estou errado ?

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase