[firebase-br] possivel lixo no DB Firebird

Jônatas Afonso jonatas.afonso em gmail.com
Ter Mar 7 09:18:44 -03 2006

Relaxa amigão:
Isso eu aprendi com mestre Cantu... seguinte: como é muito mais lento
alocar espaço no HD do que utilizar um espaço já alocado por um arquivo
qualquer, várias implementações de banco de dados (IB, FB, Access,
Paradox ... ) e alguns aplicativos Win32 (Outlook Express por exemplo)
utilizam essa técnica:
  Ou seja, ao invés de excluir de fato o registro do banco ele marca o
registro como excluído, assim, num insert, ele primeiro preenche os
espaços vazios e só depois ele começa a aumentar o tamanho do seu FDB.
  Esse tipo de implementação tb é usado no gerenciamento do HD (no caso
do S.O. Windows,   no Linux as coisas mudam um pouco), onde nenhum
arquivo é apagado apenas é marcado para ser eliminado na primeira
gravação que precisar daquele espaço.

  Quando vc faz o Backup / Restore ele: Backup: só pega o que não está
marcado para apagar - Restore: recupera todo o Backup...  por isso é que
o arquivo "diminui".

  Exclareci ?

Abraços Delphianos