[firebase-br] Duvidas Servidor Linux Firebird + Terminais Windows xp

Pedro news.pj em gmail.com
Dom Jun 25 00:59:51 -03 2006

Segurança em servidores firebird em ambiente linux é um assunto
complexo por exigir bons conhecimentos em administração de servidores
linux, principalmente relacionados a implantação de políticas de
acesso e backup, além da configuração de serviços e firewall.

A segurança dos arquivos de banco de dados firebird está fortemente
relacionada à política de usuários e privilégios no sistema
operacional, além da própria política de acesso do firebird através
dos "grant" da vida. A utilização de "aliases" no servidor firebird tb
contribui para manter o conjunto menos vulnerável, por possibilitar
"esconder" a localização do arquivo do banco aos olhos nus.

Enfim, essa coisa de segurança quase chega a ser um caso de psicose,
pois em informática nada é um ponto só. Cada vez mais tudo está
entrelaçado. Por exemplo, a configuração do serviço firebird para
rodar no servidor como usuário "root" é fortemente desencorajada por
representar uma grande brecha no sistema para ataques, caso algum
malandro consiga. Atualmente não dá pra duvidar de nada, hehehehe...
Este usuário é aquele que pode tudo, inclusive detonar todo o sistema.
Daí o grande risco. Mas tem gente que usa... Cada um corre o risco que
quer.

A loucura ainda pode chegar ao ponto dos famigerados "escovadores de
bits" ativarem sniffers na rede para garimpar usuários e senhas.
Alguns por loucura mesmo, outros por espionagem ou dinheiro mesmo, vai
saber... Não tenho essa certeza, pois não testei nem nunca me disseram
o contrário... Mas acho bem possível que com um treco desses ativos
antes de uma conexão ao banco firebird seja possível pegar o momento
da troca de pacotes TCP para a conexão e "coletar" o caminho, o
usuário e a senha do banco. A menos que essas informações passem pela
rede criptografadas, não sei se por default é assim. Também há outros
loucos que criam túneis VPN entre o cliente e o servidor para tentar
passar por cima disso e garantir seu próprio pescoço. Bom... O que
importa é o dado, não é? E tem gente que tranquilamente paga caríssimo
pela proteção.

Enfim, tento mostrar que esse assunto pode enveredar por outras áreas,
envolvendo inclusive a parte de segurança de rede, que nada tem a ver
com o tema desta lista. Entretanto, sua questão é bastante
provocativa, e serve pra manter aceso o alerta para estes aspectos,
também relacionados ao firebird. Nesta lista tem aparecido algumas
questões relacionadas a segurança em firebird e vale a pena dar uma
pesquisada nas mensagens do pessoal. Tem muita coisa boa que já foi
dita.

At,
Pedro.