Re: [firebase-br] Índice com Like

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Qua Jun 14 15:55:21 -03 2006

Voce faz normal

SELECT * FROM TABELA
WHERE NOME LIKE :PARAMETRO

e depois vc acrescenta o % no final da string

Exemplo:

Localizar nome: [MAR%]

Ou no delphi

SuaQuery.Close;
SuaQuery.ParamByName('PARAMETRO').AsString := Edit.text + '%';
SuaQuery.Open;

* Isso se dá porque o % pertence a String e não ao parametros

----------------------
Marcelo Silva
(11) 9693-4251
MSN: marcvan em ig.com.br
----- Original Message -----
From: "Francisco Thiago" <jeandeadlucky em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, June 14, 2006 2:36 PM
Subject: [firebase-br] Índice com Like

Pessoal.

Sabemos que quando agente usa o like, na maioria das vezes, ele não utiliza
o índice. O único caso onde ele usaria um índice seria em  Like
'AlgumaCoisaComPorcentoNoFinal%'

Mas eu preciso passar isso via parâmetro.. e então, tenho:

where campo like :parametro || '%'

Só que o IBExpert diz que o plano não inclui o índice. Alguém sabe pq e cmo
solucionar isso?

[]'s

Francisco Thiago de Almeida
Enter & Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
Franca / SP
msn: thiago em enterplug.com.br
http://enterplug.no-ip.com/sistema_ctrc/

Yahoo! Copa 2006: cobertura dos jogos em tempo real e tudo sobre a seleção
brasileira!

http://br.esportes.yahoo.com/copa2006/