[firebase-br] Backup, qual a forma correta? [aviso]

Seg Jun 12 13:57:10 -03 2006

O Firebird trabalha em modo NÃO-EXCLUSIVO de acesso à base, pois ele abre o
mesmo arquivo várias vezes ao mesmo tempo.

Se você tentar copiar o arquivo com o banco aberto, pode ser que o sistema
operacional realize um LOCK (bloqueio temporário) na base de dados para
realizar uma cópia íntegra (na visão do Sistema Operacional).

Só que após um lock no arquivo, pode ser que alguma gravação do banco falhe
causando corrupção de dados e como a base de dados só fica TOTALMENTE
íntegra após um shutdown, você pode estar copiando LIXO.

Ou seja, faça isto numa base com muito acesso e estragará tanto o original
quanto à cópia.

Justamente por isto é que existe o GBAK, para fazer backup com o banco
on-line e não ter dor de cabeça...

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR