[firebase-br] SQL Elegante

francisco gamarra francisco.gamarra em gmail.com
Sex Jul 21 11:20:52 -03 2006

Não sei se compreendi bem seu e-mail, mas aí vai:

1° Ponto - o unique pode ser composto, não sei se vc sb disto, mas o caso
seria assim

create table NotaFilcalEntrada (
  id id primary key,
  num int not null,
  serie ref,
  emitente ref,
  unique(num,serie,emitente)
);

create table NotaFilcalEntradaItem (
  id id primary key,
  NotaFilcalEntrada ref references NotaFilcalEntrada on
  update cascade on delete cascade
);

 2° Ponto - O q vc está fazendo se chama desnormalização
de banco, ter o mesmo dado do mesmo item em duas tabelas
não é nem um pouco aconselhavel.
Imagine q porventura vc tivesse errano o emitente da nota fiscal,
vc teria q corrigir dando um update no pai e na filha.

3° Ponto - Para consultar em uma única fonte e não ter q ficar sempre
fazendo
cruzamento crie view's, é para iço q elas servem.

Um Abraço e sucesso!!!