[firebase-br] SQL Elegante

Fabio clicklist em gmail.com
Qui Jul 20 22:40:26 -03 2006

Quanto a elegancia do codigo, acho apenas que os nomes devem ser
legiveis. Reflita um pouco no seguinte:

   - Se eu ficar 1 ano sem ver meu banco de dados, e ver aquele tal campo
   INSC_EST_EMP_ETC_E_TAL vai fazer sentido ou ser alto explicativo?
   - Nomes de tabelas no plural e campos no singular.Lembre-se de falar
   em portugues simples "SELECT * FROM CLIENTE" é igual a "SELECIONE TAL
   CLIENTE DA TABELA DE CLIENTES". Afinal um tabela é um coletivo de registros
   - Sobre chaves compostas, eu prefiro uma chave simples mesmo em
   tabelas cruzadas, mas confesso que não tem MUITA utilidade pratica... uso
   porque sou chato mesmo ;-)
   - Eu nao gosto de siglas, os bancos modernos permitem nomes longos,
   entao Codigo_Cliente é um nome aceitavel. Porem, é preciso ver as diferenças
   entre bancos.  No Sql Server é melhor CodigoCliente, mas o Firebird tem
   estetal problema com maiusculas, entao nem pensar. Quanto a nomes de tabelas
   longos, sem problemas tambem por que sempre podemos usar aliases
   - Outra dica é nomear as chaves estrangeiras diferentemente das
   respecitvas chaves primarias, evitando aquele erro chato num JOIN que o BD
   nao sabe de qual tabela é o campo que vc esta se referenciando por ter nomes
   iguais

[]'s
Fábio Alves