[firebase-br] RES: mestre detalhe

José Aparecido da Silva joseasilva em bol.com.br
Qui Jul 20 09:23:28 -03 2006

Valdemir, use um Generator para o primary key da tabela mestre onde você o
definira no inicio de toda a operação. Com isso você já terá o valor para
fazer referencia na tabela detalhe. Lembre-se que é possível dar um Post na
tabela detalhe sem salvar definitivamente a mesma no banco, coisa que só
acontece quando você aplica as alterações com ApplyUpdates.
Se resolver cancelar tudo é só chamar o CancelUpdates e abandonar a
operação.

Espero ter ajudado

[]'s
Jose Aparecido da Silva

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Valdemir - yahoo
Enviada em: quarta-feira, 19 de julho de 2006 09:13
Para: FireBase
Assunto: [firebase-br] mestre detalhe

Pessoal tenho um form, onde tenho farios dbedits amarrados no form pai, e
tenho um grid com uma tabela filha onde consigo incluir registros na tabela
filha, logo abaixo do grid, tenho os dbedits ligados a query filha, e na
frente um botão onde doi um post na query filha
estou usando delphi 7 com ibo
..
neste form tenho
2 query (um para o pai e outro para o filho)
2 dataset (idem)
1 uma transação  (autocommit)
Ex do foorm

Codigo                    Nome
Valor
1                            Valdemir
1500,00

Grid dos valores
Codigo item                Descricao
Valor
1                                Servidos diversos
500,00
2                                Limpesa de bicos
300,00
3                                Revisao completa
500,00

Codigo                       Descicao
Valor
xxxxx                         xxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxx      <GRAVA> <CANCELA>

o problema é que qdo eu clico no botão <GRAVA> ele tenta gravar o filho
antes de gravar o pai, e ai da erro de relacionamento
esta situação é codidiana e agredito que seja facil resolver, tentei olhar
na pasta samples do ibo mas não consegui resolver, no clipper tinha uma
tabela em memoria (array) que gravava o filho e só gravava na tabela qdo
gravar a tabela pai... mas acredito que não precise usar isso no delphi

Valdemir Jacon Sanches valdemirjs em prosisw.com - prosis.demi em uol.com.br -
valdemir.jacon em terra.com.br - valdemirjs em yahoo.com.br  -
valdemirjs em gmail.com
PROSIS Informática
Nº ICQ : 43791272
 MSN: : valdemirjs em hotmail.com

Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer
compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas !
http://br.answers.yahoo.com/