[firebase-br] Tamanho BD

Cleber Eco Sistemas cleberecosistemas em hotmail.com
Ter Jul 18 12:00:52 -03 2006


Na verdade o gbak (backup / restore) nao funciona exatamente como "Corrigir e compactar".
 
Posso estar errado mais pelo meu conhecimento esse procedimento (gbak - Backup/Restore) serve de alem de fazer um copia de seguranca do banco, tambem serve para recriar os Indices Btree do banco, verificar a integridade do banco entre outras coisas.
 
Agora na diminuicao do tamanho do banco logo apos fazer um backup/Restore seria o fato de que nesse processo limpa o banco de dados de coisas que já foram enviadas para a lixeira há muito tempo e isso consequentemente melhora a performance alem de diminuir o tamanho do arquivo.



> To: lista em firebase.com.br> Date: Mon, 17 Jul 2006 16:49:10 -0300> From: jedyfb em gmail.com> Subject: Re: [firebase-br] Tamanho BD> > Fica tranquilo.> > A forma como o Firebird guarda os dados é muito diferente do ACCESS. Se você > criasse um banco com estas características no Oracle ele daria (dependendo > da versão/instalação) uns 50 MB.> > Só adianto que o FB trabalha com páginas, e ele reserva um espaço inicial > para trabalhar, quanto maior o tamanho do page size, mair é o "tamanho > inicial" do arquivo.> > Já respondendo sua pergunta, a única forma de diminuir o tamanho de uma base > em FB é fazer um backup / restore via GBAK.> > Sucesso,> > ======================> Eduardo Jedliczka> Membro do TeamFB - FireBase> Apucarana - PR> ======================> > ----- Original Message ----- > From: "Frank Maldonado" <frankmaldonado75 em gmail.com>> To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>> Sent: Monday, July 17, 2006 4:35 PM> Subject: [firebase-br] Tamanho BD> > > Ola Pessoal...> > Estou com uma certa duvida em Relacao ao BD Firebird. Possuo um BD feito em> Firebird 1.5.34870 WITH> COLLATEPTBR, que possui as seguintes caracteristicas:> - 21 tabelas com uma media de 10 campos cada uma> - 16 TRIGGERS> -31 INDICES> Em apenas uma das tabelas existem registros inseridos(5 registros para ser> mais exato). Pergunto aos> colegas pois estou mudando minhas bases de dados de ACCESS para Firebird. O> "problema" consiste no> seguinte: estou achando muito grande pois o arquivo esta com 1,008 MB e> recem esta no inicio. No access> um BD com essas caract. daria no maximo uns 300 k. Experiencia propria.> Pergunto tmbem se ha> uma maneira de deixa-lo menor ou mais enxuto, tipo o Corrigir e Compactar> como se executa no ms-access.> Veja bem nao estou entrando no merito de qual é melhor, simplesmente tomei o> Access como parametro.> Obrigado> > Frank Maldonado> Desevolvimento de Sistemas Informatizados> ______________________________________________> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br> Para editar sua configuração na lista, use o endereço > http://mail.firebase.com.br/mailman/listinfo/lista_firebase.com.br> Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa > > > ______________________________________________> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br> Para editar sua configuração na lista, use o endereço http://mail.firebase.com.br/mailman/listinfo/lista_firebase.com.br> Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa
_________________________________________________________________
Be one of the first to try Windows Live Mail.
http://ideas.live.com/programpage.aspx?versionId=5d21c51a-b161-4314-9b0e-4911fb2b2e6d


Mais detalhes sobre a lista de discussão lista