[firebase-br] Testar parâmetro nulo

"Fabrício F. Kammer" ffkammer em conchalnet.com.br
Ter Jul 18 09:24:27 -03 2006

Salve Galera!

Há como eu testar se um parâmetro é nulo? Mesmo que eu precise utilizar
alguma funcao UDF para isso.

Tenho várias consultas onde preciso que os parâmetros sejam opcionais,
ou seja, se o usuário deixá-los em branco, a consulta deverá trazer
todos os registros. Em Oracle eu consego utilizar o seguinte:

WHERE CAMPO=:PARAM OR :PARAM IS NULL.

Já no Firebird isso não é possível, então estou tentando achar alguma
solução para isto. Já testei o seguinte:

WHERE CAMPO=:PARAM OR 0=:PARAM

Isso funciona, basta eu passar o valor 0 (zero) no parâmetro que a
consulta me dá o retorno desejado, porém terei que lembra de utilizar
isso no momento de validação dos parâmetros e não gostaria de fazer
dessa forma, a menos que eu não encontre outra solução.

[]s

Fabrício F. Kammer