[firebase-br] Tamanho BD

Seg Jul 17 16:49:10 -03 2006

Fica tranquilo.

A forma como o Firebird guarda os dados é muito diferente do ACCESS. Se você
criasse um banco com estas características no Oracle ele daria (dependendo
da versão/instalação) uns 50 MB.

Só adianto que o FB trabalha com páginas, e ele reserva um espaço inicial
para trabalhar, quanto maior o tamanho do page size, mair é o "tamanho
inicial" do arquivo.

Já respondendo sua pergunta, a única forma de diminuir o tamanho de uma base
em FB é fazer um backup / restore via GBAK.

Sucesso,

======================
Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR

From: "Frank Maldonado" <frankmaldonado75 em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, July 17, 2006 4:35 PM
Subject: [firebase-br] Tamanho BD

Ola Pessoal...

Estou com uma certa duvida em Relacao ao BD Firebird. Possuo um BD feito em
Firebird 1.5.34870 WITH
COLLATEPTBR, que possui as seguintes caracteristicas:
- 21 tabelas com uma media de 10 campos cada uma
- 16 TRIGGERS
-31 INDICES
Em apenas uma das tabelas existem registros inseridos(5 registros para ser
mais exato). Pergunto aos
colegas pois estou mudando minhas bases de dados de ACCESS para Firebird. O
"problema" consiste no
seguinte: estou achando muito grande pois o arquivo esta com 1,008 MB e
recem esta no inicio. No access
um BD com essas caract. daria no maximo uns 300 k. Experiencia propria.
Pergunto tmbem se ha
uma maneira de deixa-lo menor ou mais enxuto, tipo o Corrigir e Compactar
como se executa no ms-access.
Veja bem nao estou entrando no merito de qual é melhor, simplesmente tomei o
Access como parametro.
Obrigado

Frank Maldonado
Desevolvimento de Sistemas Informatizados