[firebase-br] Backup Firebird

fabio giro fabio_giro em yahoo.com.br
Sex Jul 14 13:34:32 -03 2006

Obrigado a todos pelas respostas. Desculpem, mas esqueci de alguns detalhes:
uso D7, FB 1.5.2 embedded, IBX, uso IBSQL para manutenção.
1 - nos testes de importação, a cada 100 registro dou um commitretaing e no
final dou commit. No teste eram 860 reg. Quando estava no reg, por exemplo,
250, 440, 320, etc (foram 10 tentativas; tenho um mostrador de reg
importados na tela). Ou seja, a transação estava aberta, e desliguei o
micro. E nem assim o banco corrompeu. Que maravilha.
 2- Como fazer uma copia do banco sem copy? Estou seguindo um roteiro que
tem em www.firebase.com.br no artigo "Diagnosticando e reparando banco de
dados corrompidos" escrito por Carlos H. Cantú. Por isso estou usando copy.
www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=3

3- No final do sistema, quando há alguma alteração
(inclusão/alteração/exclusão) no banco, desconecto o banco e faço o backup.

O Force Writes está ON porque não alterei e é default.

Mudando de assunto. Observei em alguns email´s que quando o pessoal faz o
restore do banco descobre que ele está corrompido. Pergunta: quando o banco
está corrompido, ele não dá uma mensagem "corrupt ..."? Ou é possível usar o
banco corrompido? Há níveis de corrupção, ou seja, dependendo da corrupção é
possível acessar os dados? o gbak faz o backup caso o banco esteja
corrompido?

Obrigado.