[firebase-br] RES: stored proc

Arthur Zanona arthurzanona em gmail.com
Sex Jul 14 00:17:32 -03 2006

obrigado jose,
realmente foi uma falha grave da minha parte... falta de atencao!

to aprendendo praticamente tudo sozinho de sql, soh consultando artigos
apostilas e tutoriais.
as vezes bate os "bugs" na cabeca do cara =)

obrigado pela forca!!

----- Original Message -----
From: "José Aparecido da Silva" <joseasilva em bol.com.br>
To: "'FireBase'" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, July 14, 2006 12:06 AM
Subject: [firebase-br] RES: stored proc

Crie primeiro se ainda não tiver feito isso um Gerador de números

Ex:

CREATE GENERATOR GEN_TBMOSTRUARIO;

Depois set o generator para o valor inicial desejado:

SET GENERATOR GEN_TBMOSTRUARIO TO nrdesejado ;

Depois no Delphi quando inserir um novo registro na tabela tbmostruario crie
uma query que retorne o próximo Numero do gerador.

Ex:
qrProximo.Sql.Clear;
qrProximo.Sql.Add('SELECT gen_id(GEN_TBMOSTRUARIO,1) as NR from RDB$DATABASE
');
qrProximo.Open;

Depois set o valor do Campo ID igual ao NR retornado pela query.

tbMostruario.Append;
tbMostruario.FieldByName('ID').asInteger:=
qrProximo.FieldByName('NR').asInteger;

Espero ter ajudado

Jose Aparecido da Silva