[firebase-br] dialeto de1 p/ 3

Qui Jul 13 20:52:14 -03 2006

1) No processo de mudança de dialetos algum tipo de dado ou comando deve ser
alterado, ou o dialeto 3 suporta todas as características do 1?

R: Há pequenas mudanças de comportamento entre Dialect 1 e 3, mas nada que
possa lhe assustar. Uma delas e a necessidade de redefinição dos campos
Data/Hora.

2) Além de tipos de dados e funções que estão disponíveis somente no dialeto
3, há algum  outro benefício em sua utilização (performance por exemplo)?

R: Alguns tipos de dados e funções não existem no Dialect 1, p.e. campos
numeric(15,2), campos separados para data e hora, etc..
No FB 1.x eu não sei dizer se há diferença de performance, mas o uso do
Dialect 1 no FB 2.0 está marcado como "Deprecated" (depreciado, não
recomendado), e por questões de ODS a performance é mais baixa usando o
Dialect 1.
A alguns meses atrás foram relatados (na FB-Devel) vários bugs do FB 2.0 com
Dialect 1 e na época foi discutido sobre a NÃO-CORREÇÃO, por estar
"deprecated". Como faz vários meses que não acompanho a lista internacional,
não posso dizer como está hoje.

3) No Fb 2.0 o dialeto 1 pode ser utilizado normalmente ou é recomendável a
alteração para o dialeto 3?

R: É EXPRESSAMENTE recomendado utilizar apenas dialect 3 no FB 2.X.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR

A propósito, me esclareçam por favor algumas dúvidas a esse respeito:

Abraço!
Jeferson Oliveira