[firebase-br] Duvida sobre Dois Banco de Dados

Evandro Siqueira vansiqq em gmail.com
Qui Jul 6 11:47:20 -03 2006

Só para dar uma ajuda neste processo, estou mandando este passo a passo:

Procedimentos para executar os aplicativos Firebird e Interbase na mesma
máquina.

1. Parar o servidor Firebird
2. Parar o servidor Interbase
3. Editar o arquivo "C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\firebird.conf" adicionando as seguintes
linhas:

   RemoteServiceName = fb_db
   RemoteServicePort = 3055

4. Editar o arquivo "C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\Services", adicionando
a seguinte linha:

   fb_db            3055/tcp                       # Firebird Server

5. Copiar a dll fbClient.dll (C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\fbclient.dll) para a pasta do aplicativo
Firebird

6. Renomear a dll copiada para "gds32.dll" (se utilizando IBX)
7. mover a dll gds32.dll que estiver na pasta "C:\windows\System32" para a
pasta da aplicação interbase.

8. Editar o arquivo com as configurações de acesso ao banco de dados
reescrevendo a string de conexão assim:

Aplicação firebird:
<IP_da_Maquina>/3055:<Unidade>:\<Caminho>\<Nome_do_Banco>

Aplicação interbase:   <IP_da_Maquina>:<Unidade>:\<Caminho>\<Nome_do_Banco>

9. Reiniciar a máquina.
Espero ter ajudado.

[]'s a todos

Em 06/07/06, Claudir Pereira dos Santos <claupers_dbrays em yahoo.com.br>
escreveu:

> Olha, eu andei usando os dois em paralelo, mas deu problema, ta certo que
> não alterei nenhuma das configurações de porta. Agora to usando somente
> firebird 1.5 com componentes da paleta interbase do Delphi sem nenhum
> problema, pois o firebird tem muitas opções que o iterbase não oferece.
> Eu,
> se fosse você, optaria apenas por firebird e evitaria problemas futuros.
> Por
> exemplo, vc usar uma rotina que só tem no firebird, tipo o "FIRST" e usar
> interbase como gerenciador. Ao meu ver, apesar ser novo na area, o
> [...]

Evandro Siqueira
Programador
Aracaju/SE