[firebase-br] Preciso de umas rotinas...

Gastão Junior gastaojunior em gmail.com
Ter Jan 31 20:05:50 -03 2006

Rapaz, pra arrumar "bom e barato", acho que só com nossas mamães mesmo. No
mercado até o que é ruim está caro.

Bom, sobre banco de dados se você tiver dúvidas sobre "modelo conceitual e
lógico" uma excelente referência é o livro do Prof. Heuser*. Você encontra
ele aqui**:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=196479&ST=SE

Sobre o modelo físico e ótimas referências cliente servidor, gosto do
Silberschatz. Você encontra ele aqui**:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=75801&ST=SE

Tem um livro bacana de delphi que fala um pouco sobre cliente servidor, é o
livro do Teixeira e Pacheco ***
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=137426&ST=SE

Sobre o Firebird, tem o livro do Cantu
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=286600&ST=SEEsse
livro não é teórico. É prático de cabo a rabo, no estilo receita de
bolo. Para quem não conhece o firebird (ou quer uma referência prática para
os casos de esquecimentos)  e quer saber **como** fazer isso ou aquilo é uma
boa opção. E tem também o livro da Helen Borrie
http://www.amazon.com/gp/product/1590592794/qid=1138744711/sr=8-1/ref=sr_8_xs_ap_i1_xgl14/104-0777661-4871918?n=507846&s=books&v=glance.
Ainda não consegui terminar de ler esse livro, mas até onde eu li, é um
livro que vê o firebird de dentro para fora. Se você tem dúvidas sobre
firebird, é nele que está a resposta!

Sobre a sua dúvida dos códigos, no firebird existe a possibilidade de criar
uma stored procedure ou usar uma UDF (que voce pode fazer em delphi).

Bom meu caro, espero que seja um feliz desenvolvedor cliente servidor!

Gastão

* Esse é uma excessão à regra. Bom e barato ;-)
** Ou em uma biblioteca universitária.
*** Esse livro é tão bom, mas tão bom, que até a versão dele para D6 lhe
presenteia com um pdf do livro da versão para D5.