[firebase-br] Hospedar banco FDB na net

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Ter Jan 31 13:08:42 -03 2006

Um dos motivos do MySQL ter essa "performace superior", dá-se pelo fato dele
não possui Trigger, SP e Integridade Referencial nas versões gratuitas... ou
seja, melhora a performace mas não garante a integridade das infomrações..

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Daniel Weber" <wweber em brturbo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, January 30, 2006 8:28 PM
Subject: Re: [firebase-br] Hospedar banco FDB na net

Primeiramente agradecer aos firebrdmaniacos, Romulo, Washigton, Marcelo, e
ao mais firebird de todos o Cantu, pelas respostas,  bom vamos la atualmente
eu utilizo um provedor, que não vou citar o nome, mais tarde vc´s verão pq,
mas que  na epóca o unico que me ofertou hospedar o firebird, tendo acesso
externo ao mesmo, bom vamos as explicações eu tenho atualmente +/- 180
clientes empresas diversificadas e atuantes em areas distintas... dessas
tenho q fazer um levantamento mas acho q em 160 clients ja rodam com o
FIREBIRD ...
Por motivo de ainda não ter migrado 100% para o firebird muitas funções que
eu poderia estar usando em SP eu faço com funções criadas internamente no vb
ou modulos de classe disparando o mesmo, bom o meu problema na realidade
esta em exatamente 2 unicos clientes vmaos aos casos
1-caso
matriz : 25 maquinas
filial 1: 12 maquinas
filial 2: 06 maquinas
acesso dos usuarios/clientes dessas empresas, para consultar pedidos,
tabelas de preços, na internet com paginas em asp, numero indeterminado
eu + 02 funcionarios, eventuais acessos , brincando de DBA, hehehe

todos acessando a mesma base de dados , claro antes que me crucifiquem
existem alguns procedimentos como departamentos trabalhando desconectados ao
banco trabalhando com uma base temporaria localmente que depois atualiza
direto os dados via XML, mas o problema esta no seguinte

eu acesso com um link de 20M ou seja para mim, e talvez por isso eu nao
passe tanta raiva como os outros que acessam, é normal consigo buscar mais
de 250 mil registros em apenas 3 a 5 segundos
a matriz tem um link de 1M e as filiais acho q de 300K,

2-caso
matriz : 06 maquinas
filial1 : 03 maquinas
filial2 : 02 maquinas
filial3 : 04 maquinas
mais eu acessando eventualmente

matriz e filiais com link de 500K

Bom em ambos os casos infelizmente eu preciso realizar algumas transações
diretamente no banco como por exemplo manter o estoque atualizado do
deposito e de cada uma das lojas, para os vendedores, e tb a questao de
analise de credito...

Os problemas como citados no inicio da discussão, são:
-demora excessiva em consultas e atualizações
-instabilidade,  as vezes o programa fica travado e isso que eu tratei o max
que pude os eventos
-muitas vezes o servidor cai e fica fora por um periodo de 30min a 1hora, oq
trasforma a minha vida num inferno
-e o pior de todos uma empresa concorrente ao meu cliente, cujos donos são
amigos, utilizam um sistema rodando com o mysql, e eu mesmo vi alguns testes
com um numero igual e ate mesmo com um numero muito parecido de campos em
tabelas e bla, bla onde o mysql realmente mostrou uma performance superior e
ate mesmo uma estabilidade melhor...

Bom como os amigos aconselharam eu vou tentar utilizar esse "empacotador" e
até mesmo entrar em contato com outros provedores e verificar as
possibilidades e custos ....

Mas oq me desaponta ainda é saber que o mysql tem essa resposta mais rapida
do q o firebird , mesmo em situações caóticas como links de 150K ....