[firebase-br] Versão de banco de dados

Jeferson Oliveira jeferson em mvtec.com.br
Seg Jan 30 12:56:55 -03 2006

Olá Fabrício!

Suas considerações são muito importantes. Para que esse processo funcione
com segurança (ou com menor risco) alguns cuidados precisam ser tomados:

1) A versão nova do executável, antes de iniciar o processo de atualização,
verifica o número de conexões ativas no banco de dados. Havendo mais de uma
conexão é exibido um alerta recomendando que todos os usuários saiam do
sistema, ...
O processo só será iniciado se não houver outro acesso ao banco;

2) Uma tabela de controle do sistema possui dois campos ligados a esse
processo: Atualizando CHAR(1) que indica se o processo está em andamento, e
DataHoraAtualizacao DATE que armazena a data e a hora do início do processo.
Os dois campos são modificados no início da atualização, e após a conclusão
o campo Atualizando é modificado para indicar que não está mais em processo
de atualização;

3) A nova execução do sistema em outro ponto da rede (versão nova ou antiga)
exibe um 'Aguarde ...' se o banco estiver em atualização.

4) Considera-se um banco em atualização: Atualizando = 'S' e ConexoesAtivas
 > 1 e DataHoraAtualizacao > Agora - 15 minutos.
Se Atualizando e há apenas uma conexão ativa, o processo de atualização não
está mais em andamento.
Se Atualizando, e há mais conexões ativas (uma delas pode ser a responsável
pela atualização) verifica-se o tempo decorrido desde o ínicio da
atualização. Se esse tempo ultrapassar o limite estabelecido, o processo de
atualização provavelmente não está mais em andamento.
Nos dois casos acima o valor do campo Atualizando é alterado para indicar
que o processo não está mais em andamento.

O processo normalmente é muito rápido, mesmo em bancos relativamente grandes
(2 Gb), executando o sistema pela rede, raramente dura mais que 2 minutos.
Por precaução é utilizado um tempo limite de 15 minutos.

5) Como percebe-se há o risco de o sistema ficar inacessível por 15 minutos,
o que pode ser muito para alguns ramos de atividade. Uma boa notícia que
posso lhe dar é que em quase 1 ano utilizando esse processo, em mais de 500
clientes, não tivemos nenhum problema desse tipo.

Cuidados operacionais a serem observados pelos responsáveis por atualização
de versões (clientes, equipes de suporte, etc.).

1) Instalações de novas versões devem ser feitas em horários de menor
atividade do sistema;
2) Logo após instalar o sistema executá-lo para que seja feita a atualização
já nesse momento, e não quando um usuário que precisa utilizar o sistema for
acessá-lo pela próxima vez;
3) Utilizar para esse fim o melhor computador disponível, para dar mais
agilidade ao processo;

Quanto a retroceder versões concordo com sua opinião. A idéia era manter
compatibilidade caso uma nova versão apresentasse erro grave e fosse
necessário voltar a versão anterior.
Que tenhamos notícia isso nunca ocorreu, mas de toda forma planejamos em
breve alterar esse ponto.

Um abraço!
Jeferson Oliveira

<ffkammer em conchalnet.com.br> escreveu na
mensagem
news:2117.200.99.34.10.1138400971.squirrel em webmail.conchalnet.com.br...

Olá Jeferson,

Gostei de sua idéia, acho que
é um caminho interessante
Mas tenho uma dúvida:
suponhamos que uma pesso executa o software com a nova versão que
atualizará o banco de dados e, durante o processo de
atualização, algum outro usuário resolva abrir o
sistema rede. Isso poderá danificar a estrutura do banco, pois,
até onde eu sei, não posso fazer atualizações
de estrturas com o banco em uso, correndo o risco de causar danos ao
mesmo.
Por isso que ainda não pensei em uma
solução utilizando o próprio executável para
atualização do banco de dados, tenho medo que durante uma
atualização mais alguém abra o sistema e isso cause
problemas sérios ao banco.
Já quanto a retroceder
versões acho muito perigoso, prefiro que o sistema não
libere acesso com o executável inferior ao necessário, pois
pode acarretar em perda de dados.

Abraços

Fabrício F. Kammer

--===============1457861527==

> Olá!
>

> No Paradox utilizava uma aplicação ServicePack
para reestruturar o banco
> de
> dados. Tudo ia bem,
exceto quando retornava-se para uma versão anterior

sem
> antes executar o ServicePack para a versão
correspondente.

> Atualmente, com Firebird, o
próprio executável se encarrega de atualizar
> ou
> "retroceder" a estrutura do banco de dados quando
ncessário.
> Até o momento esse modelo funciona
bem.

> Estrutura utilizada:
>
> 1) Um
DataModule com um componente TIBScipt para cada versão, nomeado
como
> IBScript + número da versão
correspondente;
> 2)
Dentro de um script há diversos
comandos: Create table, alter table,
> create index, update,
etc.;
> 3) Existe no banco de dados uma TabelaVersao, apenas com
campo
> NumeroVersao;
> 4) Ao compilar uma versao que
exige mudança na estrutura do banco de dados
> uma
constante que identifica a versão atual do executável
é incrementada;
> 5) Ao iniciar o sistema verifica-se se
há diferenças entre a versão do

executável e a versão atual do banco. Se a versão do
banco for maior que a
> do executável, o que indica que o
banco já foi acessado por uma versão
> mais
> nova, retrocede-se a primeira versão da
aplicação, para garantir que toda

estrutura necessária para a versão esteja
disponível;
> 6) O controle de tratamento de erros ao
tentar criar um objeto já
> existente
feito pela aplicação;

Desvantagens
precebidas:
> 1) Ter que criar um IBScript para cada
versão;
> 2) Escrever o SQL de cada script (atualmente
aproveito as senteças geradas
> pelo IBExpert, o que
agiliza o trabalho);

> Abaixo trecho do
código (Delphi) utilizado.
> Críticas são
muito bem vindas.

> var

VersaoBanco: Integer;

> const

VersaoExecutavel = Número da versão do executável;

> procedure Tfrmpesquisa.FormCreate(Sender: TObject);
> begin
>   if VersaoBanco = VersaoExecutavel then

   Exit
>   else
>   begin
>     if VersaoBanco
> VersaoExecutavel then
>       VersaoBanco := 0;

AtualizaVersao;
>   end;
> end;

procedure AtualizaVersao;
> var
>   ibsAtualizacao:
TIBScript;
>   Versao: Integer;
> begin

ibsAtualizacao := TIBScript.Create(Application);

ibsAtualizacao.Database := ibdbAtualizar;

ibsAtualizacao.Transaction := ibdbAtualizar.DefaultTransaction;

>   for Versao := VersaoBanco + 1 to VersaoExecutavel do
>   begin
>     ibsAtualizacao.Script.Text :=
TIBScript(FindComponent('IBScript' +

IntToStr(Versao))).Script.Text;

ExecutaSentencasScript(ibsAtualizacao);

ibsAtualizacao.Script.Text := 'update TabelaVersao set NumeroVersao =
> '
>                                 +
QuotedStr(IntToStr(Versao)) +
> ibsAtualizacao.Terminator;
>     ExecutaSentencasScript(ibsAtualizacao);
>   end;
>   ibsAtualizacao.Free;
> end;

procedure Tfrmatualizabanco.ExecutaSentencasScript(ibsExecutar:

TIBScript);
> var
>   TextoScript, SentencaSQL: String;
> begin
>   TextoScript := Trim(ibsExecutar.Script.Text);
>   while TextoScript <> '' do
>   begin

SentencaSQL := RetornaCampo(TextoScript, ibsExecutar.Terminator[1],
> 1);
>     ibsExecutar.Script.Text := SentencaSQL;

    TextoScript := Copy(TextoScript, Pos(SentencaSQL, TextoScript) +
> Length(SentencaSQL) + 1, Length(TextoScript));
>     try
>       ibsExecutar.ExecuteScript;
>     except

  on E: Exception do