[firebase-br] Firebird em Athlon XP 2800+ ou Pentium 4 2,8

Sáb Jan 28 18:41:34 -03 2006

Marcos, benchmarks não são coisas confiáveis.

Não existem placas-mãe (chipsets) iguais para AMD e Intel. E há muitas
variáveis na equação. Uma delas é a qualidade destas peças e seus custos.
Atualmente uma placa de primeira linha para um AMD64 (754 pinos) custa
praticamente metade de uma "equivalente" intel.

Tenho usado um AMD64 2800+ a vários meses e percebi que quando combinado com
um HD SATA (principalmente em RAID) tem um desempenho incrível para
aplicações que trabalham com grandes volumes de dados. É verdade que ele é
um pouco lerdo em determinadas operações (é ligeiramente mais rápido que um
Athlon XP 2400+ em situações de processamento pesado que não utilize
instruções MMX, 3D ou o co-processador matemático), mas tem uma resposta
muito rápida à disco e memória, coisas essenciais para qualquer banco de
dados.

Mas isto não é o bastante. Tenha em mente quais as suas reais necessidades.
Você precisa de um banco de dados com resposta rápida para pequenos inserts,
deletes e updates, e que consegue fazer um backup em baixíssimo tempo (em
outras palavras muito acesso a disco e memória) ? Ou você tem selects (Group
By, UDFs, Cast, Joins, Sort, etc...) e updates monstruosos que parecem
intermináveis (acesso pesado à CPU)?

Dependendo da sua resposta, (acesso pesado à CPU) fique com o melhor P4 que
seu dinheiro possa comprar, nos outros casos,
Sinceramente acho que o AMD64 custa mais que um Athlon XP, mas é mais
promissor à longo prazo (quando finalmente puder utilizar uma versão do FB
de 64Bits), mas ainda tem uma relação custo/benefício melhor que um P4. Se
tem um pouco de dinheiro sobrando, monte um AMD64 com uma placa off-board,
com bastante memória DDR400 e duas HDs SATA em Raid com linux, você vai
entender bem o que quero dizer.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase