Re: [firebase-br] Sistema com dados na Internet: qual a melhor opção

Marcus Vinicius Pavan marcuspavan em hotmail.com
Qui Jan 26 14:38:37 -03 2006

Grande Tiago.

Fazer uma aplicação desktop delphi com banco na internet realmente é possivel e viavel.

Eu trabalhei num projeto ano passado onde as aplicações faziam uso de Firebird nas rotinas básicas e tambem faziam sincronia de dados com um servidor SQL-Server que ficava na LocaWEB (www.locaweb.com.br). Os caras te dão um ótimo suporte e são profissionais. Naquela época usavamos conexão remota sem problemas tanto para o SqlServer quanto para o MySql.

A aplicação cliente foi toda testada para funcionar bem numa Linha discada. Mas dai tivemos problemas que alguns provedores de acesso gratuito não liberavam acesso a uma determinada porta no Firewall que impossibilitava a aplicação de comunicar com o banco.

O duro é que ficamos contornando problemas de acesso, escolhendo metodos mais eficientes de uso do banco, otimização de quase tudo... gastamos muito tempo e muito dinheiro com a equipe... dai um Gênio teve a ideia de refazer tudo em PHP.......... BINGO....... tudo resolvido ! Eu sei que em termos de produção não dá para comparar o delphi com o php (ainda ao menos para mim) , mas se optassemos direto pelo Browser ao inves de insistir no desktop teriamos ganho muito tempo ($$$).

Espero ter ajudado.

[]´s

Marcus.