[firebase-br] Conectar XP única máquina

Valmir Cardoso valmircardoso em itj.viacabocom.com.br
Ter Jan 24 00:38:19 -03 2006

Olá Pessoal,

Desenvolvi um pequeno Soft para controle de
Caixa pessoal ou de pequenas empresas, utilizando
D7+IBO+Firebird.

Criei um ARQUIVO.INI onde coloco o PATH
da base e o IP do servidor que o sistema lê para
configurar o CONNECTION. Assim, não preciso
mudar tais informações antes de instalar lá no
cliente.

Funcionou aqui em casa perfeitamente, pois temos
duas máquinas em rede e assim, digamos, existe
um "servidor".  Rede Windows XP.
Funcionou também num cliente com XP de uma
máquina só. A conexão com internet dele era do
tipo ADSL da BrasilTelecom.

Porém, hoje fui demonstrar o programinha para um
colega meu, numa máquina única com XP, internet
VIACABO e chegando lá alterei o endereço IP
do ARQUIVO.INI para o IP da máquina dele.
Não deu certo. Desativei o Firewall, não deu certo.
Aliás o firewall desativei antes de instalar o Firebird
(full).

Instalei o IBexpert para ver se o problema era do
meu soft e este também não conectou a base em forma
remota, com  TCP/IP. Somente com servidor LOCAL
é que ele enxerga a base.

O que posso dizer é que no EXPLORER do windows,
lá onde diz MEUS LOCAIS DE REDE, depois vem
REDE MICROSOFT WINDOWS e em seguida o
nome do grupo o qual a máquina está ligada (no caso
dele MSHOME), e aí clicando sobre o MSHOME
não aparece terminal(estação) algum. Na minha casa
aparece alguns monitorzinhos dizendo o nome de cada
máquina(estação) da rede. Lá no cliente, achei que deveria
pelo menos exibir o nome da única máquina da "rede" que
é a dele mesmo, porém não mostra nada.

Será que uma única máquina não pode ser considerada
"servidora"? Mas então porquê a do outro cliente, que
era uma máquina só deu certo?

Agradeço ajuda.
Valmir

PS: Se acharem que está fora do escopo desta lista,
favor enviarem ajuda no meu e-mail.
valmircardoso em itj.viacabocom.com.br