RES: [firebase-br] Tratamento de Exceção com Banco de Dados

Evandro L. Covre elcovre em gmail.com
Seg Jan 23 10:51:15 -03 2006

Érico,

	Primeiramente, mude de TSQlTable para TSQLQuery, muito mais
produtivo e vc tem maior flexibilidade. Praticamente não se usa mais Table,
acho q só mantem o componente por compatibilidade de versão.
	Agora qqr tipo de validação q vc queira fazer, pode ser feito no
BeforePost do ClientDataSet.

[]'s Evandro

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de "Érico M. Teixeira"
Enviada em: segunda-feira, 23 de janeiro de 2006 09:45
Para: 'FireBase'
Assunto: [firebase-br] Tratamento de Exceção com Banco de Dados

Bom dia a todos,

Tenho a seguinte dúvida :

Estou desenvolvendo uma aplicação em delphi 7 + firebird 1.5 com os
componentes SQLConnection e SQLTable da palette dbExpress juntamente com
o DataSetProvider e ClientDataSet da palette DataAccess.

Eu associo um componente Table a uma tabela do banco, o DataSetProvider
ao Table e o ClientDataSet ao DataSetProvder, até aí tudo bem.

Qdo eu quero adicionar um registro  na tabela eu ponho o ClientDataSet
em modo de inserção daí eu gostaria de tratar uma possível tentativa de
o usuário tentar cadastrar um item já cadastrado no banco no momento que
executo o comando ClientDataSet.ApllyUpdates(-1)

Como eu posso tratar essa exceção ?

Cordialmente,
Érico