[firebase-br] M?ltiplos databases

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Sex Jan 20 10:47:17 -03 2006

Essa solução, a meu ver, não é viavel pelos seguintes motivos:

1) No FB ainda não é possivel relacionar tabelas de 2 bancos diferentes.

2) Você não deve copiar um arquivo FDB diretamente. É necessário Gerar um
backup e copiar esse arquivo gerado.

3) Devido ao aproveitamento de espaço do FB, o arquivo é sempre maior do que
os dados que estão armazenados. (o banco sempre aumenta de tamanho, nunca
diminui)

4) Para troca de exames, os receptores dos arquivos são obrigados a conhecer
o FB. Pra troca de arquivo é recomendada a utilização de arquivos padrões:
TXT e mais recentemente XML.

Lhe dou mais um conselho: Gaste um tempo para conhecer melhor a programação
C/S. Se você tentar programar o FB como programava no Paradox, terá serios
problemas com lentidão.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Luis Rocha" <luisteste em terra.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, January 19, 2006 6:15 PM
Subject: [firebase-br] M?ltiplos databases

Tenho uma questão sobre uso de múltiplos databases:

O programa que desenvolvemos é um aplicativo na área médica e funciona
basicamente com um cadastro de pacientes que tem seus exames
correlacionados. Fora as tabelas de dados auxiliares, as 2 tabelas mais
importantes são a de cadastro de pacientes e a de exames, numa relação 1->N.

Cada registro na tabela de exames aponta para uma tabela com os dados do
exame do paciente, que tem diversos registros do tipo BLOB (são armazenadas
curvas numéricas, blocos binários com batimentos cardíacos etc).

Quando usávamos Paradox (nenhuma saudade!), cada exame apontava para uma
dupla .db e .mb, sem índices.
Agora que estamos migrando para o FB, pensamos em manter a mesma estrutura,
só que usando para cada exame um .fdb, o que nos daria mobilidade, já que
estes exames são trocados entre médicos que utilizam nosso sistema. Assim,
eu não me preocuparia com o formato de transferência, mas enviaria o arquivo
Exame005.fbd para o cliente XYZ. A tabela de exames se encarregaria de
apontar cada exame para seu database correspondente e o aplicativo estaria
conectado, simultaneamente, à BD de dados e à BD do exame corrente.

O problema surgiu quando, ao criar este database com a tabela de dados do
exame, percebi que o tamanho do .fdb vazio estava em 0,5 MB, o que
inviabliza a estrutura, pois são feitos muitos exames por dia, dificultando
a manipulação do volume de dados e exigindo um grande espaço dedicado no HD
do cliente.

Pensei em deixar um database para as tabelas estáticas e outro para os
exames, que são criadas sob demanda, mas estou inseguro quanto à facilidade
de extrair as tabelas para troca de exames entre aplicativos.

Alguém na lista trabalha com uma estrutura parecida? É a primeira vez que
trabalho com uma estrutura de BD C/S e estou com receio de estar travado na
maneira Paradox/desktop de pensar.
Quaisquer dicas são bem-vindas.

Abraços,
Luis Fernando

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=kdcc&_l=1,1137702091.547533.6908.mongu.terra.com.br,5621,Des15,Des15

Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 19/01/2006 / Versão:
4.4.00/4678