[firebase-br] RES: Criptografia de dados

Joao Paulo - Spectrum joaopf.grupos em terra.com.br
Qui Jan 12 14:08:49 -03 2006

Esta da Terceira Opcao sua realmente achei interessante... Mas o legal era
ver ele implementado até num componente de Acesso ao Fibebird, como IBO,
MDO, Etc...

Joao Paulo

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Fagner Araujo
Para: FireBase; wprodrigues em hotmail.com
Assunto: Re: [firebase-br] Criptografia de dados

O Zebedde é funcional mas não vai fazer exatamento  o q você quer pois ele
apenas cria um tunnel para comunicação. Quando  tive esse problema não
encontrei softwares para realizar essas tarefas.  Mas lhe sugiro essas
alternativas:
    1 - Cria triggers para insert e update que chamem as UDF para  realizar
a criptografia e compactação. E views/SP para realizar a  descompactação e
descriptografia;
    2 - Utilizar um sistema multi-camada para acesso aos dados onde na
camada central você realizará todas essas operações;
    3 - Verificar quais recursos de acesso a dados você esta  utilizando e
implementar suas próprias rotinas de leitura e escrita  utilizando a API do
Firebird. Essa solução é a melhor de todas se você  tiver paciência para
faze-la por completo. Além de tudo você lançaria  um pré-driver de
encriptação que serviria para muita gente.

  Eu no meu projeto eu utilizei o primeiro caso. Inicie o terceiro mas ficou
muito trabalhoso e desisti.
  O metodo menos trabalhoso e o de multiplas camadas. Caso opte por ele
pode entrar em contato que lhe dou uns toques, caso seja necessário,  desse
tipo de implementação de aplicação.

  Atenciosamente,
    Fagner Araújo.

wagner rodrigues <wprodrigues em hotmail.com> escreveu:
Boa dia a todos, estou precisando gravar todos os dados de todas as tabelas
de uma aplicação de forma criptografada, mas a apresentação e busca destas
informações, sejam elas em vídeo ou relatório, deverá ser descritografada.
A rotina de criptografia e decripto não seria o problema, o que está
dificultando é como fazer para a aplicação criptografar os dados antes de
chegar no banco (leitura, gravação) e antes de apresentar as mesmas nos
formulários e relatórios.
Uso Firebird, se alguém suber de uma solução a nível de BD tbm tá valendo.

Se alguém tiver alguma dica, paper ou link será bem vindo.

Wagner Rodrigues