[firebase-br] Embedded server. Boa op??o?

Fagner Araujo fagaraujo em yahoo.com.br
Seg Jan 9 18:52:30 -03 2006

Luiz,
    essa solução que você mesmo informa lhe servirá, porém, você  ainda poderá distruibuir o Super Server num pacote junto com seu  sistema mesmo para instalação stand-alone. O único impecilho, se é que  podemos chamar assim, é que os 95% terao o SS instalado em seus  computadores.
    Para essas tarefas eu, particulamente, abandonei o ES e passei a  distribuir o SS num pacote de instalação junto com meus sistemas.
    Para geração dos instaladores eu utilizo o Inno Setup que já possui blocos de instalação prontos para Firebird.

  Atenciosamente,
    Fagner Araújo.

Luis Rocha <luisteste em terra.com.br> escreveu:  Caros(as),                       (*** D2005, FB1.5 e IBX)

Temos um sistema onde 95% dos usuários usam um micro "stand-alone", sem
rede, com possibilidade de trabalhar com uma configuração local server. Os
5% restantes trabalham com um sistema em rede, multiusuário.
Optamos pelo Firebird, por diversos motivos, mas estamos na dúvida se o
Embedded Server seria uma boa opção para aqueles 95%.
Um atrativo do ES é a facilidade da instalação, já que temos clientes
espalhados no Brasil e os representantes nem sempre (ou quase nunca) sabem
operar o básico do Windows. Quanto menos participação externa na instalação
do sistema, melhor pra nós.
Pensamos na possibilidade de montar duas versões: uma stand-alone, com o ES,
e outra multi-usuário, com o Super-Server. Assim, por ser um número menor de
clientes, teríamos menos trabalho na instalação e/ou suporte.
Duas Perguntas:
- Este raciocício está correto? Estou deixando algo importante passar
desapercebido?
- Se um usuário "stand-alone" quiser, depois de um tempo, montar uma rede e
passar a usar o programa com múltiplos usuários, é só apagar as dlls e
demais arquivos instalados do ES e depois instalar o Super Server?

Aguardo comentários.
Obrigado,
Luis F. Nacif Rocha