[firebase-br] LOG de alterações no banco (pente fino :-))

Romulo Oliveira romulocpd em yahoo.com.br
Qua Jan 4 12:31:48 -03 2006

Marcelo,

No sistema aqui da empresa, em SQL Server, não tivemos outra forma senao
fazer tudo na mão.

Fizemos assim (vou transformar para FB).

Tabela:

CLIENTE (CLI_COD, CLI_NOME, CLI_TELEFONE).

TabelaLog:

CLIENTE_LOG (CLI_COD, CLI_NOME, CLI_TELEFONE, OPERACAO, USUARIO, DATA)

CREATE TRIGGER  AFTER INSERT

	INSERT INTO LOG VALUES (NEW.CLI_COD, NEW.CLI_NOME, NEW.CLI_TELEFONE,
'I',USER_NAME, CURRENT_DATE);

Não sei se o USER_NAME existe no fB

E depois vc tem outra trigger AFTER UPDATE assim:

	INSERT INTO LOG VALUES (OLD.CLI_COD, OLD.CLI_NOME, OLD.CLI_TELEFONE,
'E',USER_NAME, CURRENT_DATE);

	INSERT INTO LOG VALUES (NEW.CLI_COD, NEW.CLI_NOME, NEW.CLI_TELEFONE,
'A',USER_NAME, CURRENT_DATE);

Desta forma fazemos tudo na mão.  E te digo, com este controle hoje os
problemas no sistema diminuiram muito pois provamos ao usuário, ao
diretor da empresa que os problemas do sistema sao a maioria por má
utilização.  Até roubo nós ja pegamos com o Log.

Vlw