[firebase-br] Duvida com rede

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Jan 1 18:31:15 -03 2006

ola Fábio,

Post By Fábio:
>[cut]
> Eu uso o delphi7, banco de dados Firebird 1,5, e componentes do delphi
> database, transation, ibtable e datasource,

cara, ja que conselho eh sempre em sabor gratuito e nao faz nenhum mal,
eu te aconselharia a usar TIBQuery ao inves de TIBTable...

mesmo que na propriedade SQL da TQuery voce coloque um "select * from
<tabela>", eu acredito que assim a coisa fica mais "saudavel" para o
banco de dados (ficaria melhor ainda se voce usasse uma TIB_Query do
IBObjects...;o), e voce pode informar a TQuery no DataSource e fazer com
ela quase (e eu faço questao de enfatizar esse "quase", pois quando se
trabalha com banco de dados nao eh possivel e nem se deve fazer algumas
coisas que se fazia com bases de dados desktop... os paradox da
vida...;o) que tudo o que voce faz com uma TTable...

> Eu queri saber se tenho que colocar no database o caminho da rede (
> \\servidor\c\meusdados )e se tenho que instalar o firebird em todos os
> terminais, ou, quais arquivos tenho que copiar para o windows, detalhe todas
> as maquinas são windows, mas umas windows xp e outras windows 98SE.

eu costumo informar, no componente de conexao, o number IP do micro no
qual esta o banco de dados (e a porta para conexao, quando necessario),
da seguinte maneira:

IP/Porta:\Pasta\Banco.FdB - windows
ou
IP:\Pasta\Banco.FdB - windows

IP/Porta:/Pasta/Banco.FdB - Linux
ou
IP:/Pasta/Banco.FdB - Linux

por exemplo, em sabor windows:
192.168.45.8/3050:\NomeDoPasta\Banco.FdB

quanto a instalaçao do Firebird, voce faz a instalaçao full apenas no
servidor ou em um micro que possa vir a fazer vez de servidor, nos
terminais basta instalar o client do Firebird... faça a instalaçao do
Firebird mediante o uso do instalador, e verifique bem as opçoes de
instalaçao, que em uma delas tem a opçao de voce selecionar para
instalaçao apenas o client, okeyz?

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects