[firebase-br] Problema de lentidão

marlon david de souza marlon em sysmo.com.br
Seg Fev 27 11:11:33 -03 2006

Boa tarde a todos,

  Estou com um sério problema de performance em um cliente que usa Linux +
FB1.5.3 CS.
  O servidor usado é de uso exclusivo do banco. Possui dois processadoers Xeon
e raid SCSI do tipo 0+1 (com 4 discos).
  Nele se conectam cerca de 150 usuários, com uma média de 100 conexões
simultâneas. A base de dados de uns 4Gb está usando 8Kb como tamanho de
página.
  O problema é que, quando o sistema executa uma consulta que envolve um
grande número de registros (mais de 500.000), o servidor fica lento, deixando
todos os demais trabalhos mais lentos. Quando isso acontece, o "load average"
passa de 1 para mais de 5.
  Já constatei que quando isso acontece, não está sendo usado toda a
capacidade dos processadores e nem da memória RAM. Portanto o que está
causando a lentidão é o I/O dos discos. No entanto, o "pessoal do hardware"
garantiu que o sistema de armazenamento está OK.
  Agora o cliente está insistindo que o problema está no Firebird e que o
troquemos por outro banco de dados.
  Alguém tem alguma aplicação em Firebird rodando em um hardware semelhante?
Como posso identificar a causa da lentidão?

Sem mais, agradeço antecipadamente a atenção